São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2011

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Cabaret erótico estreia hoje no CCBB

Simbologias do inferno de Dante, Sade e Brecht amparam musical cujo repertório parte do tema do amor

Espetáculo surgiu a partir da adaptação de canções como "Let's Misbehave" e "Just a Gigolo"

Beto Riginik/Divulgação
Os atores Bruno Perillo, Rachel Ripani e Rosi Campos em cena de "Cabaret"

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Perucas de cabelos eriçados, corseletes apertados, uma ou outra referência sadomasoquista. Cabaret Luxúria, que estreia hoje no Centro Cultural Banco do Brasil, definitivamente não é para menores.
Erótico até o cotovelo, o espetáculo debocha do velho moralismo sexual, costurando a retórica abrasiva pela veia erudita de grandes obras literárias.
As simbologias do inferno vêm de Dante Alighieri, Marquês de Sade, Bertolt Brecht e outros que compilaram representações da besta.
Só que, segundo Rachel Ripani, a autora, esse retrato do inferno parte para questões mais ligadas ao amor.
Mephisto, a mesma figura mitológica que provoca Fausto, de Goethe, aparece como anfitrião. Quem o interpreta é Bruno Perillo, do grupo Folias d"Arte, que assina a direção com Helen Helene.
A dramaturgia de Ripani tem como ponto de partida o repertório reunido em torno de um tema: o amor. Ou seja, os números musicais foram escolhidas antes de o texto ganhar forma, o que aproxima o espetáculo do formato de um cabaré.

CANÇÕES DA ALCOVA
O primeiro passo foi compor versões para o português das músicas estrangeiras. "Let's Misbehave", de Cole Porter, por exemplo, vem com o título "Vamos Gozar".
A apresentação inclui ainda "Eu Sou um Gigolô" ("Just a Gigolo", de Leonello Casucci e Julius Brammer) e "Tango de Nancy" (de Edu Lobo e Chico Buarque).
Além de assinar o texto, Ripani interpreta Justine, personagem de Sade que passa por uma iniciação sexual sem precedentes. É o primeiro texto da atriz, que hoje integra também o elenco do musical "Mamma Mia!", no teatro Abril.
Para compor uma banda típica de cabaré, Ripani chamou cinco musicistas que também migram de espetáculos da Broadway paulistana. O show acontece ao som de piano, trombone, contrabaixo, bateria e violino.
O espetáculo tem ainda Rosi Campos no elenco, que canta "Atrás da Porta", de Chico Buarque, sincronizada com a interpretação de Ripani para "Ne me Quitte pás" (Jacques Brel), um dos pontos altos desse musical.

CABARET LUXÚRIA

QUANDO terças, quartas e quintas, às 19h30
ONDE Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112; tel. 3113-3651)
QUANTO R$ 6 (grátis hoje, amanhã e às quintas)
CLASSIFICAÇÃO 16 anos


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