São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cinesesc expõe obras do fotógrafo de Visconti

Mostra reúne imagens de "Morte em Veneza", "Ludwig" e outros filmes

Mario Tursi (1929-2008) visitou o set de Visconti por mais de dez anos e clicou também para Pasolini e Scorsese

JULIANA VAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Além da origem italiana, Ettore Scola, Pier Pasolo Pasolini, Luchino Visconti e Martin Scorsese tinham em comum uma experiência: todos dividiram o set de filmagem com Mario Tursi.
Nascido em Roma, em 1929, e morto em 2008, o fotógrafo de cena trabalhou, a partir dos anos 60, em filmes que hoje pertencem ao cânone cinematográfico da Itália.
Sua parceria com Visconti (1906-1976) pode ser vista na mostra "Mario Tursi - Outro Olhar do Cinema Italiano", que abre amanhã para o público no Cinesesc.
Iniciada em 1965, com "Vagas Estrelas da Ursa", a cooperação se estendeu por mais de uma década, até a morte do diretor.
A exposição traz cerca de 70 imagens, algumas das quais revelam bastidores de produções.
Da trilogia alemã, por exemplo, destaca-se uma fotografia em preto e branco feita durante as filmagens de "Morte em Veneza": na praia, sentado na cadeira reservada ao realizador, está não ele, Visconti, mas o ator que interpreta Tadzio, o belo garoto por quem Gustav von Aschenbach se apaixona.
Em "Ludwig - A Paixão de um Rei", Tursi flagra Visconti ajustando o figurino do monarca bávaro, interpretado por Helmut Berger, seu muso e amante na vida real.
Em outra foto, Visconti posa descontraído, segurando um drink ao lado de seus técnicos, inclusive Tursi.
"As fotografias àquela época eram importantes para vender os filmes. Por isso tinham que ser boas", comenta a curadora Patrícia Oliveira, que há dois anos organizou exposição semelhante, dedicada a Mimmo Cattarinich, fotógrafo de Fellini e Bertolucci e amigo pessoal de Tursi. "Os fotógrafos de cena italianos eram quase irmãos", acrescenta.
Integram ainda a mostra fotografias de cena de filmes de outros diretores, como as parcerias de Tursi com Scorsese ("Gangues de Nova York", "A Última Tentação de Cristo", "Kundun"), além de uma programação de filmes.


Texto Anterior: Dama do concretismo ganha retrospectiva
Próximo Texto: Documentário traz à luz os parceiros criativos de Visconti
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.