São Paulo, terça-feira, 20 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Obras do compositor grego ganham mostra em SP

Vangelis ressurge como pintor

ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO

Depois de assombrar os anos 80 com a trilha sonora que compôs para "Blade Runner: O Caçador de Andróides", de Ridley Scott, o músico grego Evangelos Papathanassiou Vangelis ressurge não apenas com o hino oficial da vindoura Olimpíada de Atenas como também através de uma série de 70 pinturas realizadas pelo próprio, que são mostradas a partir de hoje na exposição "Vangelis: Pintor", que ocupa a galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina, em São Paulo.
Apesar do aspecto espantoso que começa pelo nome da mostra, a seleção de obras já foi apresentada na Bienal de Valência, na Espanha, no ano passado, e passou também pelo MAM da Bahia, além dos museus nacionais de Montevidéu e de Buenos Aires.
"Se sua música tem qualidades "pictóricas", na sua pintura há uma preocupação de fundo pelo rítmico. Sem dúvida, a obra de Vangelis pode se entender como uma variação de formas na qual intervêm tanto a música quanto o sentimento (espacial) da cor", escreve o curador da mostra, Fernando Castro Florez, em seu texto de apresentação.
Não dá para ter certeza de que seja só isso, mas talvez o problema resida justamente na intervenção da música.


VANGELIS - PINTOR. Onde: Memorial da América Latina - galeria Marta Traba (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, tel. 3823-4600). Quando: de ter. a dom., das 9h às 18h; até 15/8. Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Arte dos samurais é resgatada em ciclo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.