São Paulo, quinta-feira, 21 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Tokyo String Quartet exibe raros instrumentos na Sala São Paulo

Conjunto de câmara apresenta recitais com violinos do início do século 18

DA REPORTAGEM LOCAL

O Mozarteum Brasileiro apresenta amanhã e sábado, na Sala São Paulo, dois recitais do Quarteto de Cordas Tóquio, formação americana de câmera, de início criada por jovens instrumentistas japoneses que estudavam na Juilliard School, de Nova York. Os músicos -Martin Beaver e Kikuei Ikeda (violinos), Kazuhide Isomura (viola) e Clive Greensmith (violoncelo)- apresentam dois programas diferentes. No primeiro, Haydn, Beethoven e Tchaikovski, e, no segundo, Mozart, Beethoven e Debussy.
Independentemente de uma técnica e de uma musicalidade primorosas, o quarteto tem em seus instrumentos um diferencial. São quatro Stradivarius, que pertenceram no início do século 18 ao violinista italiano Niccolo Paganini e que foram comprados em 1995 pela Fundação Musical do Japão.
O violista Kazuhide Isomura é o único pertencente à formação inicial. Com seus diferentes quadros de instrumentistas, o quarteto já gravou cerca de 40 LPs e CDs, entre eles as integrais de Beethoven, Schubert e Bartok. Recebeu o Grand Prix du Disque Montreux, a melhor gravação do ano da "Stereo Review" e da revista britânica "Gramophone". Foi ainda cinco vezes indicado ao Grammy.
Após São Paulo, o Tokyo String Quartet (como prefere ser denominado, em inglês) participará de festivais no Japão, EUA, Dinamarca, Escócia, Espanha, Alemanha, Canadá e Luxemburgo. O conjunto foi criado em 1969. Seus músicos, já nos EUA como alunos de Robert Mann, Raphael Hillyer e Claus Adam, se formaram no conservatório Toho, de Tóquio.
Ao se lançarem, ganharam três prêmios de peso, o Coleman, o Munique e o de Jovens Artistas. (JOÃO BATISTA NATALI)


QUARTETO DE CORDAS DE TÓQUIO
Quando:
amanhã e sábado, às 21h
Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nš, tel. 3367-9554 / 3367-9559
Quanto: R$ 60 a R$ 150



Texto Anterior: Cantor português JP Simões toca seu "luso-samba" no Sesc Pompéia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.