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Crítica/"A Mulher do Meu Amigo"
Comédia de costumes à moda antiga resulta em filme frouxo e disforme
PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA
Dizem que a comédia é
mais difícil que o drama -e, para quem ainda duvidar do clichê, "A Mulher
do Meu Amigo" é um exemplo
esclarecedor. Entre um riso
constrangido e outro um pouco
menos, nota-se que existia ali
um material razoável, mas que
simplesmente "desandou" ao
tomar a forma de um filme (ou
melhor, ao não tomar a forma
de um filme).
Na comédia, mais do que no
drama, a questão formal parece
se tornar mais evidente. Os elementos a serem orquestrados
são muitos e, mesmo que a
maior parte deles esteja "nos
trinques" (bons atores, bons
diálogos, bons cenários), tudo
depende é do "timing", o tempo
da cena. No palco, esse tempo
está basicamente nas mãos do
ator; no cinema, não só.
Num filme cômico, o tempo
precisa ser justo tanto no interior da cena (na interação dos
atores) como em seu "exterior"
(na organização dos planos e no
ritmo ditados pela montagem).
"A Mulher do Meu Amigo" erra
nos dois aspectos, desperdiçando todo seu potencial.
A adaptação de Cláudio Torres para a peça "Largando o Escritório", de Domingos Oliveira, respeita a estrutura de "vaudeville" moderno do texto original. Basicamente, "A Mulher
do Meu Amigo" é uma comédia
de costumes à moda antiga,
centrada no tema da traição e
envolvendo dois casais (Marcos Palmeira e Mariana Ximenes, Otávio Muller e Maria Luisa Mendonça). Como no teatro,
teremos o entra-e-sai dos atores e até o recurso de personagens escondidos no armário.
O roteiro, porém, procura
disfarçar as origens teatrais da
história com soluções mais evidentes (variar os cenários, incluir mais cenas externas, caprichar na trilha), mas, diante
da omissão da encenação e da
montagem, essas soluções acabam apenas ressaltando a teatralidade do filme. Em seu conjunto, enfim, "A Mulher do
Meu Amigo" é uma obra frouxa
e disforme, que se apóia em
uma ou duas linhas de diálogos
mais inspiradas, incapazes de
salvar o conjunto.
Avaliação: ruim
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