São Paulo, terça-feira, 23 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Exposição reúne vídeos sobre Lygia Clark

Em cartaz no Sesc Pinheiros, "Arquivo para uma Obra-Acontecimento" apresenta 20 depoimentos sobre a artista

Entre os entrevistados estão Ferreira Gullar e Caetano Veloso; material está à venda nas unidades do Sesc

Gabo Morales/Folhapress
Instalação com depoimento de Caetano Veloso que integra a mostra, no Sesc Pinheiros

FABIO CYPRIANO
DE SÃO PAULO

A mostra "Arquivo para uma Obra-Acontecimento", em cartaz no Sesc Pinheiros, exibe 20 depoimentos de pessoas que conviveram com Lygia Clark (1920-1988) ou possuem algum testemunho sobre seu período de produção.
O trabalho busca uma nova forma de abordar obras de artistas tão radicais como ela. Curiosamente, para evitar problemas com os herdeiros da artista, a exposição não usa o nome de Clark.
Esses depoimentos estiveram na exposição "Lygia Clark: da Obra ao Acontecimento", na Pinacoteca do Estado, em 2005. A novidade é que esse arquivo com 20 depoimentos agora está à venda nas próprias unidades do Sesc. O valor é de R$ 200.
Clark começou na pintura e foi uma das precursoras de obras que podem ser manipuladas pelo público, no início dos anos 1960, com os "Bichos", hoje vendidos por cerca de R$ 1 milhão.
Depois, com os chamados "Objetos Relacionais" -pedras, sacos e outros materiais que dispostos sobre o corpo das pessoas- ela passa a negar o objeto. É sobre essa última fase, impossível de ser reproduzida em um museu, que o arquivo tem seu foco. "São entrevistas estético-clínico-políticas para mobilizar a memória de quem conviveu com a Lygia", diz a psicanalista e curadora Suely Rolnik.
Entre os entrevistados estão o poeta Ferreira Gullar e os músicos Jards Macalé e Caetano Veloso, que chegou a compor a canção "If You Hold a Stone" por conta de suas experiências com Clark. Com esses depoimentos, a curadora busca que o ouvinte confronte-se com vivências reais, que se relacionaram com a obra da artista, e não apenas com os objetos, hoje tão fetichizados.

ARQUIVO PARA UMA OBRA-ACONTECIMENTO
QUANDO de ter. a sex., das 10h30 às 21h30; sáb. e dom., das 10h30 às 18h30; até 25/9
ONDE Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195; tel. 3095-9400)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO 10 anos


Próximo Texto: Crítica/Exposição: Mostra sobre 'ideais possíveis' fica aquém das possibilidades
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.