São Paulo, terça-feira, 23 de agosto de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA EXPOSIÇÃO

Mostra sobre 'ideais possíveis' fica aquém das possibilidades

DE SÃO PAULO

"Um Outro Lugar", mostra em cartaz no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo, apresenta 40 obras de 18 artistas brasileiros e dois estrangeiros que, em sua maioria, emergiram no cenário nacional e internacional nos últimos dez anos.
A tese da curadora da exibição, Luisa Duarte, é apontar como as propostas utópicas dos artistas modernistas transformaram-se, agora, em "ideais possíveis", baseados "nas micropolíticas, nas sutilezas e no cotidiano".
Assim, por exemplo, o paraíso possível está numa colagem de fotografias de cachoeiras, como "Waterfalls", de Rodrigo Matheus.

TESE ANTIGA
A tese, no entanto, não é nova. Ela é um dos eixos centrais da estética relacional, de Nicolas Bourriaud, elaborada nos anos 1990. Para o crítico francês, o tal ideal possível são obras de caráter um tanto complexo, que, de uma maneira geral, demandam a participação do público.
Contudo, o que se vê na exposição do Museu de Arte Moderna são obras de formato simples e agradável, reduzindo a potência de muitos artistas da mostra, como Rivane Neuenschwander ou Marcelo Cidade.
Assim, o outro lugar da mostra parece ser mesmo o mercado, com seu consumo fácil e acrítico.
(FC)

UM OUTRO LUGAR
QUANDO de ter. a dom., das 10h às 18h; até 18/9
ONDE Museu de Arte Moderna de São Paulo (pq. Ibirapuera, portão 3, tel. 5085-1300)
QUANTO R$ 5,50
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Exposição reúne vídeos sobre Lygia Clark
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.