São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cooperativa leiloa arte feita com lixo

da Redação

Artistas plásticos, arquitetos e designers foram convidados para transformar lixo reciclável em arte. Essa foi a forma encontrada pela Coopamare (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis), que completa 10 anos, para chamar a atenção da sociedade para o problema do lixo e da situação social dos catadores de papel.
Entre as dez personalidades convidadas estão Léo Caraffa, Nido Campolongo, Renato Imbroise e Tuneu. Eles produziram objetos de fácil confecção a partir de material coletado na rua.
Os protótipos serão leiloados hoje e a renda revertida integralmente para a cooperativa. Eles estão em exposição, junto a outros trabalhos da oficina-escola.
O intuito desse projeto é que os criadores demonstrem para os alunos da oficina-escola, filhos e mulheres de cooperados, como transformar o lixo, proporcionando alternativas de emprego.
Entre os protótipos estão vasos, luminárias, relógios, mas também projetos mais complexos como o bloco básico de sustentação para barracos e casas populares, de Luiz Antonio Bavarelli.
Segundo Mara Amaral, vice-presidente da OAF (Organização de Auxílio Fraterno), um grupo de apoio aos cooperados, o interessante foi que os convidados fizeram coisas que normalmente não fazem.


Exposição: Bodas de Papel Quando: até amanhã, a partir 14h Evento: Leilão Quando: hoje, às 21h Onde: Coopamare (r. Galeno de Almeida, 659; tel. 3064-3976) Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Design: MuBE recebe "Números" dos Campana
Próximo Texto: Show: Sesc derruba fronteiras da música
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.