São Paulo, segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"O Amor nos Tempos do Cólera"

Modelo antiquado faz longa fracassar

CÁSSIO STARLING CARLOS
CRÍTICO DA FOLHA

Os cineastas deveriam ter mais medo de Gabriel García Márquez. Não importa a estatura, o fato é que nenhum sobreviveu ao embate de transformar as imagens do escritor colombiano em filmes. O caso mais recente é o habilidoso Mike Newell, cuja adaptação de "O Amor nos Tempos do Cólera" é, no mínimo, um fracasso.
Nem se trata de conceber a difícil tradução do realismo mágico para o cinema, já que neste romance o estilo que tornou García Márquez célebre já havia sido superado em proveito de um outro realismo, poético e sentimental, em que as bifurcações do tempo se reafirmam como seu mais imponente material narrativo.
Ao ser roteirizada e linearizada, a saga de Florentino Ariza em sua devoção amorosa a Fermina Daza, que atravessa meio século da turbulenta história colombiana, converte-se num novelão, um melodrama de emoções ultrapassadas.
O modelo de cinema ressuscitado nesta adaptação, com sua crença no poder da grande imagem, no espetáculo do exotismo, na riqueza detalhista da reconstituição de época, também já não interessa nada. O pouco que sobra são as presenças de Javier Bardem (um Florentino Ariza bastante verdadeiro) e Fernanda Montenegro (nobre até sob o peso de um inglês postiço), que sobrevivem ao show de canastrice.
O resto é um naufrágio sob toneladas de direção de arte e diálogos que literariamente são encantadores, mas que incorporados por atores dão vontade mesmo é de dormir.


O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA
Direção:
Mike Newell
Com: Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, Fernanda Montenegro
Produção: EUA, 2007
Onde: a partir de amanhã no Reserva Cultural, Belas Artes e circuito
Avaliação: ruim


Texto Anterior: Produtor negocia direitos de outro livro do escritor
Próximo Texto: "Parece um touro erótico de Picasso", diz Fernanda sobre Javier Bardem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.