São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

Vindo do Paraná, grupo de nove ônibus traz música, dança, circo, teatro e literatura

A diversão pede carona

Guilherme Pupo/Folha Imagem
Trupe embarca em um dos ônibus que compõem o Comboio Cultural



Comboio Cultural se apresenta gratuitamente hoje a partir das 9h30 no parque Ibirapuera


ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO

Vindo do Paraná, um comboio de nove ônibus faz sua primeira parada em São Paulo, hoje, a partir das 9h30, no Ibirapuera. Trazendo espetáculos e uma oficina, que já percorreram os 399 municípios paranaenses e a cidade do Rio de Janeiro, cada ônibus tem seu próprio tema, desenvolvido por grupos paranaenses de música, circo, teatro, dança e artes.
A idéia, nascida em 95, foi colocada em prática pela primeira vez em 99, quando começou a se percorrer o Paraná, e contabiliza pelo menos duas viagens a cada município paranaense, num total de cerca de 1.800 apresentações.
"O pessoal do Teatro Guaíra, que é administrado pelo Estado, tinha a idéia de fazer um espetáculo itinerante para ir a lugares em que os espetáculos normalmente não chegavam, a cidades com pouca estrutura educacional e artística", afirma Mário Trojan, coordenador de Ação Cultural do Estado do Paraná. "Mas com uma configuração diferente, pois queríamos criar um espetáculo exatamente para os ônibus, que tivessem trucagens cênicas como um teatro", explica.
A versatilidade dos ônibus é o grande trunfo do Comboio, já que, além de levar sua arte a cidades carentes de programação cultural, pode exibir sua originalidade também nas metrópoles -ainda que com pequenas adaptações. Segundo Trojan, os espetáculos normalmente são montados à noite e, para se adaptar ao Ibirapuera, as atividades começam cedo para não irem até muito tarde (a previsão é que acabe por volta das 15h). Além disso, alguns espetáculos foram reduzidos em cerca de 10 minutos.
O dia vai começar com o Ônibus de Música Erudita, que vem com o Grupo de Metais da Orquestra de Sopros de Paranavaí.
Em seguida, é a vez do Ônibus Literatura, com uma biblioteca aberta a pesquisas e computadores ligados à internet, o que fez surgir a necessidade de um espaço maior -é um ônibus articulado. Os cinco ônibus que se seguem são voltados prioritariamente às crianças: Teatro de Bonecos, Palco da Cidade, Ônibus Ópera, Ônibus Teatro e Ônibus Teatro para Crianças. O penúltimo, Dança, vem com o espetáculo "Solas e Meias Solas". E, já à tarde, quem encerra a estada paulistana do Comboio Cultural é o grupo Viola Quebrada, no Ônibus MPB.


Próximo Texto: Giro Goumert - Josimar Melo: Payard nos faz lembrar de chefs franceses
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.