São Paulo, domingo, 26 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maestro Mário Zaccaro rege Orquestra Sinfônica Municipal

Maestro Mário Zaccaro, que rege a Orquestra Sinfônica Municipal e escolheu como abertura do concerto a suíte "Os Planetas", de Gustav Holst


especial para a Folha

O maestro Mário Zaccaro tenta firmar sua reputação no repertório sinfônico no concerto de hoje da Orquestra Sinfônica Municipal.
Tendo atuado como diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica em 91 e 92, Zaccaro é mais conhecido, entretanto, como regente coral.
A qualidade de seu trabalho à frente do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo já foi laureada pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e pelo Prêmio Carlos Gomes.
Com a saída de Luiz Fernando Malheiro do Municipal, no final do ano passado, Zaccaro passou a acumular a função de regente do Coral Lírico com a de assistente de Isaac Karabtchevsky na direção da Orquestra Sinfônica Municipal.
E, como Karabtchevsky passa pouco tempo no Brasil -por ser também responsável pela direção musical do Teatro La Fenice, de Veneza-, Zaccaro acaba tendo a incumbência de reger vários concertos da temporada sinfônica da orquestra.
A apresentação de hoje será aberta pela barulhenta suíte "Os Planetas", de Gustav Holst -cujos movimentos, cada um dedicado a um planeta do sistema solar, são apenas sete, já que o compositor preferiu não incluir a Terra e, à época de sua composição (1916), Plutão ainda não havia sido descoberto.
O Coral Lírico entra em cena na segunda parte, bem como a solista convidada -Regina Helena Mesquita, uma das principais mezzo-sopranos brasileiras. Será interpretada a cantata "Aleksandr Névski", que o compositor Serguei Prokofiev estruturou a partir da música que havia escrito para o filme homônimo de Eisenstein. (IFP)

Concerto: Orquestra Sinfônica Municipal (Mário Zaccaro, regente) Quando: hoje, às 11h Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nš, tel. 222-8698) Quanto: de R$ 2 a R$ 8



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.