São Paulo, sábado, 26 de outubro de 2002

Texto Anterior | Índice

ESTRÉIA

Praça do Goethe abriga 300 personagens

PEDRO IVO DUBRA
DA REDAÇÃO

Se praças -quaisquer- são mesmo do povo, como se diz, os transeuntes que por elas circulam logo passam a possíveis e verossímeis personagens. Um desses espaços inspira a peça "A Hora em que Não Sabíamos Nada uns dos Outros", que a cia. Elevador de Teatro Panorâmico estréia hoje.
Inédito no Brasil, o texto escrito nos anos 90 pelo austríaco Peter Handke é encenado no pátio interno ajardinado do Instituto Goethe.
Marcelo Lazzaratto, 35, assina a direção do espetáculo, em que desfilam por uma praça 300 personagens -interpretadas por 15 jovens atores-, indo e vindo, sem muito rumo ou linearidade. Cerca de 400 figurinos, amealhados em brechós, espalhados pelas casas do elenco e trabalhados por figurinistas, são utilizados.
Em paradoxo à exuberância numérica, o grande roteiro emudece as três centenas de passantes. Lazzaratto (encenador de "Loucura" e "A Ilha Desconhecida") conta que fez apenas uma pequena intervenção no original, colocando na boca de um pedestre trechos de "Insulto ao Público", peça dos anos 60 do próprio Handke.
Aninhados nas cadeiras, dispostas em grupos de três a quatro, sem fileiras, os espectadores têm de fazer uma "edição" do que vêem, uma vez que em cena às vezes há várias personagens agindo simultaneamente. "É preciso focar o olhar, direcioná-lo, escolher quem acompanhar", conta o diretor.
Ele estabelece cinco níveis de caracteres: cotidianos, profissionais (bombeiro, carteiro), abstratos, que o homem já produziu (o ibseniano Peer Gynt, por exemplo) e míticos, especialmente de referência bíblica, como Moisés e Isaac.


A HORA EM QUE NÃO SABÍAMOS NADA UNS DOS OUTROS. Texto: Peter Handke. Direção: Marcelo Lazzaratto. Com: cia. Elevador de Teatro Panorâmico. Onde: Instituto Goethe (r. Lisboa, 974, tel. 3088-4288). Quando: sex., às 22h, sáb., às 21h, e dom., às 19h; até 1º/12. 90 min. 14 anos. Quanto: R$ 10.


Texto Anterior: "No Retrovisor": Paiva resgata a dignidade de uma geração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.