São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA DRAMA

Cinebiografia de guerrilheiro descamba em filme turístico

Excesso de formalidade tira a força de relato e não ajuda a explicar época

Divulgação
O atores Fernanda Moro e Leonardo Machado em cena

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Para mudar a sociedade, é preciso primeiro compreendê-la" -eis a frase central de "Em Teu Nome". Uma pena que, enunciada pelo personagem principal, não repercuta na imagem do filme.
Pois o início, bastante sincero, nos situa no Rio Grande do Sul, onde um grupo composto por um ex-padre, um sindicalista e alguns estudantes decidem aderir à guerrilha da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária).
Adesão um tanto irresponsável, de que boa parte da cidade deve ter tomado conhecimento, e a que se segue um assalto que cairia melhor tratado como comédia burlesca.
O que não seria nem de longe descabido -e nem desrespeitoso com os personagens: apenas traduziria em imagens o tanto de incompreensão sobre a sociedade que existia no grupo (e não era tão diferente da guerrilha em suas origens, pelo que se sabe do assunto).
O fato de ser baseado nas memórias de um personagem real, Bona Garcia, talvez seja o motivo de o filme de Paulo Nascimento usar tantas luvas de pelica que, no entanto, prejudicam enormemente o relato e acrescentam pouco para a compreensão da época e dos feitos.
O certo é que, depois de os personagens serem libertados (graças ao sequestro de um diplomata suíço) e enviados para o exterior, o filme executa um périplo mais turístico do que outra coisa por Chile, Argélia e França -lugares do exílio do protagonista até 1979.
Uma trajetória tratada com tanta formalidade que, no fim, o próprio filme deixa a impressão de não passar de uma formalidade.


EM TEU NOME
DIREÇÃO
Paulo Nascimento
PRODUÇÃO Brasil, 2009
COM Leonardo Machado, Fernanda Moro, César Troncoso
ONDE nos cines Frei Caneca, Espaço Unibanco Pompeia e circuito
CLASSIFICAÇÃO 14 anos
AVALIAÇÃO ruim



Texto Anterior: Sem apelações, peça exalta o universo feminino da favela
Próximo Texto: Literatura: Vânia Reis lança hoje romance de estreia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.