UOL


São Paulo, domingo, 27 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

MÚSICA

Banda carioca lança o terceiro álbum com show no Centro Cultural São Paulo; abertura é do trio Los Pirata

Autoramas tenta "reajustar" o rock na pista independente

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Parece mesmo que nada pode parar os Autoramas. A banda carioca largou as regalias de uma gravadora "mainstream" para se abrigar num selo independente e lançar seu terceiro álbum.
"Nada Pode Parar os Autoramas", que chega às lojas na próxima semana via Monstro Discos (www.monstrodiscos.com.br), marca, se não uma ruptura com o tradicional esquema gravação-distribuição-campanhas de marketing-shows desenvolvido pelos grandes, uma observação do grupo do quão míope está a visão do status quo fonográfico do país.
E parte disso poderá ser visto hoje, em show no Centro Cultural São Paulo, com abertura de outro independente, o Los Pirata.
"Mesmo sem os canais padrão, a banda continua andando", diz Gabriel Thomaz, 31, vocalista do trio, sobre o título do disco.
"O rock nacional está meio desajustado. O que toca nas rádios não é o que me agrada. Há coisas muito boas por aí, mas nem sempre as maiores bandas são as melhores. Os Ramones, Cramps, Man or Astroman? são grupos que nunca chegaram em primeiro lugar nas rádios, mas são bandas que influenciaram muita gente."
"Nada Pode Parar os Autoramas", quer a banda, não terá o mesmo destino dos dois discos anteriores do trio -lançados pelo selo Astronauta e distribuídos pela Universal-, cujas poucas cópias mofaram nas prateleiras. "Precisávamos ter os discos nas lojas de rock, mas só os encontrávamos em lojas que não tinham nada a ver com rock, junto com CDs da Adriana Calcanhotto, por exemplo", afirma Thomaz.
É o tipo de "desajuste entre vendas e marketing" que o trio espera consertar estando agora no mercado independente.
O novo disco define uma nova direção "institucional" do Autoramas, reforça também, mas com mais apuro, o punk pop bubblegum característico do grupo. "Nada Pode Parar..." levou seis meses para ser gravado, e entre seus produtores estão Rafael Ramos, Carlos Trilha e os "garageiros" Marco Butcher (Thee Butchers" Orchestra) e Clayton Martin (Detetives).
"Queríamos um disco com sonoridades variadas, mas ele tem uma unidade até pelo próprio estilo da banda. Não precisamos nos enfurnar no estúdio, o que exigiria muito tempo de concentração. Acho que ficou mais rico."

"Neo-Punque"
Outro trio, o Los Pirata, é quem abre o show. A banda paulista aproveita para lançar seu primeiro CD, "Los Pirata - En una Onda Neo-Punque", selo Volume 1 (www.volumeone.com.br).


AUTORAMAS E LOS PIRATA. Onde: CCSP (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3277-3611). Quando: hoje, a partir das 18h. Quanto: R$ 12.


Texto Anterior: Garoto prodígio
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.