São Paulo, Quarta-feira, 28 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"CENTRAL DO BRASIL"
Fernanda Montenegro ganha prêmio

PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

Será que o Oscar fez de "A Vida É Bela" o desafeto de "Central do Brasil"? Pelo menos para a Unupadec -uma associação italiana dos autores de cinema e teatro representada em países como França e Brasil-, não.
Pois Fernanda Montenegro é agraciada pela associação com um título no Instituto Italiano de Cultura, o "Premio Internazionale Lumière 99". O cineasta Anselmo Duarte, o artista plástico Arcangelo Ianelli, o indigenista Orlando Villas Bôas e Nicoletta Mattoli, da Escola Italiana Eugenio Montale, são outras celebridades homenageadas na noite de hoje.
A premiação de Fernanda Montenegro seria como uma homenagem -à parte do Oscar e quaisquer outras premiações- por sua atuação em "Central do Brasil".
A medalha de ouro concedida pela Unupadec já foi para as mãos da crítica teatral Lélia Abramo, o poeta Haroldo de Campos e o cineasta Fábio Barreto, desde que a associação passou a homenagear os brasileiros, em 96.
O prêmio, que existe desde 84 e já foi sediado em Roma e Paris, deu os louros a cineastas como Claude Lelouch e Michelangelo Antonioni e atores como Alberto Sordi, Monica Vitti e Sophia Loren.
Anselmo Duarte, diretor reconhecido nos mais importantes festivais de cinema no mundo por "O Pagador de Promessas", disse ter ficado surpreso com o anúncio. "Só se for pelo conjunto de minha obra, pois não filmo há dez anos".
O diretor, que tem projetos de fazer um último filme em Portugal, falou sobre Fernanda Montenegro. "Acharia mais justo a Fernanda ganhar esse prêmio junto com o Walter Salles, pois, sem o diretor, não haveria filme."

O quê: 15º Premio Internazionale Lumière 1999 Quando: hoje, às 20h Onde: Instituto Italiano de Cultura (r. Frei Caneca, 1.071, tel. 285-6933) Quanto: entrada gratuita


Texto Anterior: Dança: Cisne Negro se apresenta no Municipal
Próximo Texto: O bom do dia: "Dédalus" faz última apresentação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.