São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

A partir de hoje e até fevereiro, exposição reúne 37 obras inéditas de nove artistas inspirados na cidade

"Derivas" repensa fórmula da metrópole

LUCRECIA ZAPPI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A partir de hoje, na galeria Vermelho, as cruzadas horizontais e verticais que riscam a metrópole são refeitas por nove artistas, com 37 obras inéditas, após três meses de discussão sobre questões da cidade, mediada pelos organizadores Eder Chiodetto, editor de fotografia da Folha, e Marta Bogéa, arquiteta, que tentaram dar um enfoque "mais subjetivo".
Apesar da fotografia ter presença decisiva na exposição "Derivas", há objetos, vídeos e instalações, como um programa de rodízio para as obras, feito por Fabiano Marques, nos moldes do rodízio para carros da cidade, a reprojeção da fachada da própria galeria no chão, por Ângela Detanico e Rafael Lain, ou os "imóveis móveis" de Marcelo Cidade, chamados de "Monoblocos".
"Derivas", assim como a cidade, tem obras que se aproximam pelo conceito da verticalidade latente ou que se estendem em mapeamentos horizontais, como as fotos de Rafael Assef, que mostram uma nova malha urbana, redesenhada através de incisões na pele.
O assistente de fotografia da Revista da Folha Rogério Canella expõe, entre outros trabalhos, a foto "Buraco", feita a 15 metros de profundidade do solo, e diz ser fascinado pelos modelos de construção já em ruínas, enquanto que Roberta Dabdab explora a invisibilidade da cidade através do excesso de imagens publicitárias. Cris Bierrenbach também utiliza o outdoor, mas para tratar do jogo de escalas das metrópoles e da figura feminina na publicidade.


DERIVAS. Concepção: Eder Chiodetto e Marta Bogéa. Artistas: Cris Bierrenbach, Odires Mlázho, Rafael Assef, Marcelo Cidade, Rogério Canella, Roberta Dabdab e Fabiano Marques, Ângela Detanico e Rafael Lain. Onde: Galeria Vermelho (r. Minas Gerais, 350, tel. o/ xx/11/ 3257-2033). Quando: a partir de hoje até 28 de fevereiro, terça a sexta, das 10h às 19h, sábado das 11h às 17h. Quanto: entrada franca.


Próximo Texto: Teatro: "Cabeça" e "Conjugado" expõem o fazer teatral
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.