São Paulo, sábado, 29 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme traz rapidez e crueza do Minutemen

Banda é tema de documentário em exibição no MIS hoje +e amanhã

"We Jam Econo" perpassa a trajetória do influente grupo de punk rock do início dos anos 80, com várias entrevistas e cenas de época

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Tão rápido quanto as músicas do Minutemen é a oportunidade de assistir ao documentário "We Jam Econo", sobre a história banda punk. O filme, que foi lançado em DVD duplo nos EUA, está em temporada curta no MIS. As duas últimas exibições acontecem hoje e amanhã, às 17h.
O Minutemen foi uma das grandes bandas do underground norte-americano do início dos anos 80. Com a tutela do selo SST, lançou um punhado de discos cheios de canções tão curtas e certeiras quanto as cusparadas que costumavam chover em direção ao palco nos agitados shows do grupo. O trio -o baixista Mike Watt, o baterista George Hurley e o guitarrista D. Boon- surgiu em San Pedro, na Califórnia, em meio ao crescimento do hardcore nos EUA. Nem tanto pelo tipo de música, mas pela movimentação que geravam (a disposição em realizar shows em centenas de cidades, a relação com os fãs, o desprezo pelo rock mainstream), dá para contextualizá-los na mesma cena de Black Flag, Minor Threat, Hüsker Dü, Bad Brains... Alguns de seus álbuns são referências do punk e do rock rápido, como "The Punch Line" (1981), "Buzz or Howl Under the Influence of Heat" (83) e o duplo "Double Nickels on the Dime" -este mostra todo o potencial musical do grupo.
A trajetória do Minutemen, de seus primeiros shows até a morte de D. Boon num acidente automobilístico em dezembro de 1985, causando o fim da banda, é traçada pelo documentário com a ajuda de entrevistas e cenas de época. Gente como Flea (Red Hot Chili Peppers), Ian Mackaye (Fugazi), Henry Rollins, entre outros, falam às câmeras.


WE JAM ECONO: THE STORY OF THE MINUTEMEN
Quando: hoje e amanhã, às 17h
Onde: MIS (av. Europa, 158, Jardim Europa; tel. 3062-9197)
Quanto: R$ 4


Texto Anterior: Crianças dançam em filme encantador
Próximo Texto: Crítica/"Verdade Nua": O poder da ilusão vira ilusionismo estiloso em "noir" de Atom Egoyan
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.