São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

Theatro São Pedro apresenta sua versão da ópera "Rigoletto"

Obra de Giuseppe Verdi é a montagem de estreia da recém-criada orquestra do teatro

JOÃO BATISTA NATALI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Rigoletto", uma das mais cultivadas óperas do compositor Giuseppe Verdi (1813-1901), estreou ontem no Theatro São Pedro e fica em cartaz até domingo. Os ingressos estão esgotados.
É a primeira produção do teatro com sua própria orquestra, regida pelo maestro Roberto Duarte. A direção cênica é de Lívia Sebag.
Verdi estreou "Rigoletto" em Veneza, em 1851. O enredo, baseado em texto de Victor Hugo, traz um bobo da corte do duque de Mântua cuja filha, Gilda, é sequestrada porque a corte acreditava ser ela sua amante.
A ópera, diz o especialista em música lírica Sérgio Casoy, marca uma "virada" na produção de Verdi. Ele ao mesmo tempo se dissocia da estrutura dos espetáculos escritos por Rossini e ingressa no campo minado em que não há a facilidade de separar os bons dos maus.
A produção do São Pedro tem muitos méritos. O principal deles está no elenco. No primeiro time, há a belíssima soprano argentina Laura Rizzo, que faz Gilda. E também o barítono brasileiro Lício Bruno, excelente ator e cantor.
No segundo elenco, os papéis são de Caroline de Comie Sebastião Teixeira.

RIGOLETTO
QUANDO hoje e amanhã, às 20h30; sáb. e dom., às 17h
ONDE Theatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, tel. 3667-0499)
QUANTO R$ 20 (esgotados)
CLASSIFICAÇÃO 8 anos


Texto Anterior: Vik Muniz recria o verso de telas clássicas em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.