São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO

Orquestra Experimental toca Flo Menezes e recebe Sujeito a Guincho

Paulistanos dominam Municipal

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Teatro Municipal interrompeu seu recesso de verão e continua nas comemorações do aniversário de São Paulo. Trará hoje e amanhã um espetáculo gratuito com música de dois compositores paulistanos. É o "Paulicéia Musical", com a Orquestra Experimental de Repertório sob a regência de Jamil Maluf.
Na primeira parte, um oratório para coro a cinco vozes, soprano (Martha Herr) e sons eletroacústicos. Chama-se "Laboratório", de Flo Menezes, 43, talvez o compositor de sua geração com maior currículo acadêmico, premiações e execuções no exterior.
Em seguida juntam-se à orquestra os cinco clarinetistas do Sujeito a Guincho para uma peça chamada "Sarau pro Vadico". Vadico vem a ser o paulistano Oswaldo Gogliano (1910-62), parceiro de Noel Rosa ("Feitiço da Vila") e um dos grandes melodistas do samba na primeira metade do século passado. O trabalho de arranjo e justaposição sinfônica é de André Mehmari, 26.
"Resolvemos fazer algo diferente para a comemoração dos 450 anos da cidade", diz o maestro. De um lado, com o oratório de Flo Menezes, que será interpretado pela primeira vez. "A partitura exige uma orquestra de cem músicos, e há ao longo de 55 minutos verbalização em muitos idiomas, o que exigirá a projeção da tradução em português."
De outro lado, a presença do conjunto Sujeito a Guincho evoca uma tradição já antiga de 22 anos na história da Experimental de Repertório -tudo começou com o espetáculo de som e teatro "Clara Crocodilo", de Arrigo Barnabé-, e que consiste em dar um tratamento sinfônico ao popular de qualidade ou interpretar peças que estejam na região intermediária entre o popular e o erudito.
O Sujeito a Guincho é formado por Edmilson Nery, Luís Eugênio Afonso, Luca Raele, Luís Nivaldo Orsi e Sérgio Burgani, professores ou solistas da Osesp, Sinfônica Municipal ou Jazz Sinfônica.


PAULICÉIA MUSICAL. Quando: hoje, às 21h; amanhã, às 17h. Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nš, tel. 222-8698). Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Música: DJs PET Duo retornam após sucesso europeu
Próximo Texto: Cinema/estréias: Philip Roth faz de "Revelações" um bom filme
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.