São Paulo, terça, 31 de março de 1998

Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA
Livro reúne 11 fotógrafos de imprensa
"Brasil Bom de Bola" exibe futebol e arte

Tiago Santana/Divulgação
Crianças jogam no Ceará, em imagem da exposição


da Redação

Gol da fotografia brasileira. O lançamento do livro e da exposição "Brasil Bom de Bola", que acontece hoje no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, se constitui em importante marco do fotojornalismo nacional ao conseguir reunir precisão jornalística e sensibilidade poética numa visão sociológica do futebol.
O livro mostra duas equipes de craques em plena maturidade. São 11 fotógrafos e 11 escritores dos mais variados estilos.
As duplas são formadas por Rita Lee e Ed Viggiani, Joel Rufino dos Santos e Celso Oliveira, Patativa do Assaré e Tiago Santana, Aldir Blanc e Walter Firmo, Sérgio de Souza e Flavio Canalonga, Marcelo Rubens Paiva e Luis Humberto, Luiz Fernando Veríssimo e Antonio Gaudério, Ugo Giorgetti e Vidal Cavalcante, Manoel de Barros e Elza Lima, Ariano Suassuna e Luiz Santos e, finalmente, Afonsinho e Marlene Bergamo.
As fotografias do "Brasil Bom de Bola" mostram o futebol não-oficial, praticado pelas mais diversas pessoas nos lugares mais inusitados. Nas imagens de Marlene Bergamo, da Folha, adolescentes jogam bola numa quadra delimitada por muros imensos. São internos da Febem.
Há ainda fotos de uma partida de futebol entre deficientes visuais, de Luis Humberto, e outras que mostram o jogo em várias regiões do país.
Num dos melhores momentos do livro, o historiador, romancista e botafoguense Joel Rufino dos Santos diz o seguinte: "Os ingleses nos deram um esporte. Nós, os preto-índios-portugas, o transformamos numa arte (...). O futebol civilizou o Brasil. Foi ele que nos permitiu juntar o que era negro com o que era índio com o que era europeu. A bola é o índice de nossos defeitos e de nossas qualidades".
O livro, patrocinado pelo banco ABN AMRO, tem texto de apresentação de Pelé, 150 fotos e textos em português, francês e inglês. A tiragem inicial será de 6.000 exemplares e a agenda de lançamentos inclui sete capitais brasileiras e outras sete cidades européias. Em Paris, sede da Copa do Mundo, o lançamento será no Museu do Louvre, em 15 de junho.
(EDER CHIODETTO)

Livro: Brasil Bom de Bola (204 páginas)
Lançamento: hoje, às 20h
Quanto: R$ 50 (lançamento) e R$ 60 (nas livrarias)

Exposição: Brasil Bom de Bola
Quando: ter. a dom., das 14h às 22h, até 12 de abril
Onde: MIS - Museu da Imagem e do Som (Av. Europa, 158, Jardins, tel. 280-0896).
Quanto: entrada franca



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.