|
Próximo Texto | Índice
CINEMA
CCBB exibe até 6 de setembro produção universitária de Spielberg, Oliver Stone, Scorsese, Polanski e Orson Welles
Ciclo mostra cineastas no banco da escola
SHIN OLIVA SUZUKI
DA REDAÇÃO
A partir de hoje será possível
constatar que os ex-alunos de faculdade de cinema Orson Welles,
Steven Spielberg, Roman Polanski, Martin Scorsese e Oliver Stone
faziam mais do que apenas aproveitar o oba-oba do campus universitário.
O ciclo "Back to Film School",
no Centro Cultural Banco do Brasil, apresenta cinco curtas-metragens em formato 16 mm do período em que os consagrados diretores possuíam espaço para experimentalismos, mas orçamentos
bem mais enxutos.
Os filmes mostram tanto contrastes radicais com obras posteriores quanto a presença de práticas e temas recorrentes na carreira dos cineastas.
Caso de Oliver Stone, de "Platoon" e "Nascido em 4 de Julho",
que decidiu abordar em sua primeira produção -bingo- a
Guerra do Vietnã.
Sua experiência real no malfadado combate foi inspiração para
"Last Year in Vietnan" (1971), sobre um jovem atormentado pelas
lembranças da guerra.
Orson Welles também preferiu
tons sombrios e enfocou a morte
-ponto de partida do clássico
"Cidadão Kane"- no curta de estréia "The Heart of Age". Curiosamente, a produção é recheada de
traços surrealistas, que não condizem com as críticas ao movimento que Welles mais tarde faria.
Já "Two Men and a Wardrobe",
do franco-polonês Roman Polanski, é surreal em essência, com
uma trama acerca de dois "marinheiros" que chegam a uma praia
a bordo de um guarda-roupa.
Olhos atentos para a ponta de
Polanski no filme, que reservou
para si a tarefa de espancar um
dos protagonistas. A mesmíssima
brincadeira foi repetida 17 anos
depois em seu "Chinatown".
Delírio também pontua a estréia
de Martin Scorsese -aliás, professor de Oliver Stone na Universidade de Nova York- em
"What's a Nice Girl like You
Doing in a Place Like This?", que
retrata um escritor obcecado por
uma pintura, em uma sequência
cortante, quase de videoclipe.
Mas o principal destaque do ciclo é ver Steven Spielberg com seu
"Amblin". De temática totalmente hippie, o que inclui alusão clara
ao uso da maconha e trilha sonora
à la The Mamas & the Papas, o filme valeu ao diretor um contrato
com os estúdios Universal. É de
perguntar se "Amblin" sairia intacto a um relançamento, algo
que não ocorreu ao modificado e
editado "E.T." neste ano.
Próximo Texto: Música Erudita: Lições dadas pelo professor Gilberto Tinetti Índice
|