São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Índice

LEILÕES & CRIAÇÃO
Julgamento reúne 30 animais no próximo dia 10 de abril, durante a exposição agropecuária da cidade
Raça belga faz nacional em Londrina

Divulgação
Touro grande campeão da exposição nacional realizada no ano passado, na Bélgica, e que pesa 1.190 kg


da Reportagem Local

Entre as raças de corte européias que chegaram ao país na última década, a belgian blue, originária da Bélgica, começa a mostrar alguns resultados positivos no cruzamento com o nelore.
Além disso, o crescimento da criação tem permitido à belgian blue participar de mostras agropecuárias importantes, como a de Londrina, norte do Paraná, relacionada hoje entre as três principais vitrines brasileiras de gado vindo da Europa, como limousin e simental.
A feira de Londrina acontece de 8 a 18 de abril próximo. Já o julgamento do belgian blue está marcado para o dia 10, às 14h, e nele concorrerão pelo menos 30 animais.
Ainda no dia 10, às 20h, um leilão exclusivo da raça (2º Leilão Branco Azul) apresenta 20 lotes puros para negócio.
""A proposta é tornar a raça mais conhecida e apresentar ainda as vantagens e os ganhos que resultam dos trabalhos de cruzamento que estão sendo feitos entre o touro belgian blue e a vaca nelore", diz Aristoxenes Dalla Stella Filho, criador em Londrina.
Dalla Stella diz que na mostra de Londrina é feito também um relato sobre a evolução da raça em países onde a criação é mais adiantada. ""Recebemos técnicos e delegações da Bélgica e do Canadá."

270 kg aos 20 meses
Segundo Dalla Stella, experiências já comprovaram que os garrotes nascidos do sêmen do touro belgian blue com fêmea nelore, depois de castrados e terminados em confinamento, chegaram a pesar de 240 kg (16 arrobas) a 270 kg (18 arrobas) aos 20 meses de idade, quando foram abatidos.
As cruzas são feitas usando o sêmen devido à escassez de touros no país.
Dalla Stella conta que o rendimento de carcaça dos animais meio-sangue foi de 58% a 60%. Esses percentuais significam o que o animal forneceu de carne.
""Conseguimos ainda desenvolver o bezerro superprecoce em um ano. Quando abatido, aos 13 meses, ele pesou 15 arrobas."
O criador ressalta ainda o fato de os bezerros meio-sangue terem nascido a campo. ""A média dos produtos cruzados alcança 38 kg."

31 sócios
Com sede na própria cidade de Londrina, a Associação Brasileira dos Criadores de Belgian Blue conta ainda com um número pequeno de sócios em seu quadro, 31.
Os registros da raça foram iniciados em 1996, ou seja, é bastante recente a introdução da raça no Brasil, diz Dalla Stella.
Estão registrados aproximadamente 100 animais PO (puro de origem) e POI (puro de origem importada) e 300 fêmeas mestiças.

EXPOSIÇÃO NACIONAL DA RAÇA BELGIAN BLUE - De 7 a 12 de abril, em Londrina, durante a 39ª Exposição Agropecuária local. Informações pelo tel. (043) 323-0894


Texto Anterior: Opinião - Marilena Lazzarini: Leite deve ser um só, saudável e nutritivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.