São Paulo, quarta-feira, 01 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com a vinda do ditador cubano, cerimônia de hoje em Brasília terá 12 chefes de Estado e de governo e 117 missões estrangeiras

Itamaraty confirma Fidel para a posse

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A vinda de Fidel Castro para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, foi confirmada pelo Itamaraty. O ditador cubano tem reserva num hotel de Brasília, onde desde a manhã de ontem funciona um esquema de segurança com agentes da Polícia Federal. Sua chegada à cidade estava prevista para ontem à noite.
No total, 12 chefes de Estado e de governo confirmaram presença na posse de Lula. Desses, cinco estavam com chegada prevista para ontem. Até o fim da tarde, haviam chegado a Brasília o presidente de Portugal, Jorge Sampaio, e os primeiros-ministros da Suécia, Göram Persson, e de Guiné-Bissau, Mario Antônio Avelino dos Reis Pires.
O presidente do Paraguai, Luis González Macchi, cancelou sua vinda. Ele está sendo julgado pelo Senado paraguaio por denúncias de corrupção. Apesar da crise política na Venezuela, a presença do presidente Hugo Chávez foi confirmada pelo Itamaraty. O presidente argentino, Eduardo Duhalde, deve chegar hoje.
Os países que não puderam mandar seus chefes de Estado e de governo enviaram representantes -são 117 missões estrangeiras confirmadas pelo Itamaraty na posse. É o caso do representante comercial dos Estados Unidos, Robert Zoellick, que já está no Brasil, representando o presidente George W. Bush.
Organismos internacionais também estarão representados em Brasília. O PT terá 91 convidados internacionais. Às 20h30, haverá um ato protocolar no Palácio da Alvorada, em que Lula receberá os cumprimentos dos convidados estrangeiros. Parte deles retorna ainda hoje para seus países.


Texto Anterior: Multimídia - Le Monde: Lula simboliza mudanças na AL, diz jornal
Próximo Texto: Todos os primos do presidente: Em Brasília, os "Silva" são tratados como "autoridades"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.