São Paulo, segunda-feira, 01 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RECORDE DE PÚBLICO
A posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2003, foi a mais concorrida já realizada em Brasília. Cerca de 150 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, assistiram na Esplanada dos Ministérios ao desfile de Lula e do vice José Alencar em carro aberto. A posse de Jânio Quadros, em 1961, também foi muito concorrida, mas, na época, a população total da capital era de 140 mil pessoas, e as condições de transporte para a capital, bem mais difíceis.
A posse de Lula contou com a presença de 12 chefes de Estado ou de governo, incluindo o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o ditador cubano, Fidel Castro, e um aparato de segurança de 12 mil homens -que não conseguiu evitar que pessoas abraçassem Lula e tirassem fotos com o presidente.
A posse de Fernando Collor, em março de 1990, reuniu público menor -20 mil pessoas. Havia na época apreensão em relação ao plano econômico preparado por sua equipe.


Texto Anterior: Sarney x Figueiredo
Próximo Texto: As duas posses de FHC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.