São Paulo, segunda-feira, 01 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AS DUAS POSSES DE FHC
Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro presidente a tomar posse no dia 1º de janeiro. Em 1994, em meio à euforia do Plano Real, ele enfatizou a necessidade de enfrentar a questão social, "o grande desafio do Brasil neste final de século".
A presença da população, contudo, ficou aquém do esperado: FHC recebeu a faixa presidencial de Itamar Franco diante de 4.000 pessoas -eram esperadas 50 mil.
Em janeiro de 1999, já com a popularidade em baixa, FHC disse em seu discurso de posse que não foi eleito "para ser o gerente da crise": "Fui escolhido pelo povo para superá-la".
Desta vez não houve passagem do cargo. A faixa presidencial foi colocada no presidente pelo chefe do cerimonial da Presidência, embaixador Valter Pecly Moreira. FHC não desfilou em carro aberto nem discursou. Apenas acenou para cerca de mil pessoas que estavam na praça dos Três Poderes.


Texto Anterior: Recorde de público
Próximo Texto: 1ª posse em Brasília
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.