São Paulo, segunda-feira, 01 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

1ª POSSE EM BRASÍLIA
Jânio Quadros foi o primeiro presidente a tomar posse em Brasília, em 31 de janeiro de 1961. A nova capital tinha sido inaugurada por Juscelino Kubitschek em 25 de abril de 1960. Foi a primeira vez em que a transmissão do cargo ocorreu diante do público no Parlatório.
A festa da posse, contudo, foi precedida por uma grande tensão. A cúpula do PSD aconselhou o presidente Juscelino a não passar o cargo para Jânio, prevendo um discurso violento do sucessor, e sim ao presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli -que o transmitiria a Jânio. JK se recusou: "Quero assegurar a continuidade democrática".
Contrariando a expectativa geral, a posse transcorreu tranqüila. Juscelino disse que entregava o país bem melhor do que tinha recebido. Jânio respondeu que seu antecessor seria visto no futuro como o homem que consolidou a democracia. No mesmo dia, porém, Jânio atacou violentamente o governo JK em rádio nacional.


Texto Anterior: As duas posses de FHC
Próximo Texto: Segundo mandato em debate: Política sem riscos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.