São Paulo, quarta-feira, 01 de fevereiro de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Entrou areia 1
A liminar concedida pelo presidente do STF, Nelson Jobim, impedindo a quebra de sigilos de Paulo Okamotto, amigo de Lula, foi decisiva para barrar o acordo de retirada de nomes governistas e da oposição do relatório parcial da CPI dos Bingos.

Entrou areia 2
Parte interessada no acordão, a oposição acusa o Planalto de ter recorrido muito cedo ao "tapetão" do Supremo no caso Okamotto. Diz que agora as decisões sobre indiciamentos serão decididas no voto.

Deixa comigo
Outro efeito colateral da liminar: senadores da oposição e da base aliada que atuaram como "bombeiros" quando a primeira quebra de sigilos foi negociada procuraram ontem o comando da CPI ávidos para subscrever um novo pedido à Justiça.

Aliança horizontal
O PT baiano está em pé de guerra por conta de comerciais do PFL que mostram um depoimento do presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), elogiando a dupla de pefelistas ACM e ACM Neto.

Pela tangente
O relator Osmar Serraglio (PR) preferiu reduzir riscos: declarou apoio a Germano Rigotto, presidenciável do PMDB.

Ninguém é de ninguém
A unidade de saúde inaugurada segunda por José Serra contou com verba de seu concorrente à vaga de presidenciável: R$ 330 mil em investimentos e R$ 140 mil/mês de manutenção vão sair do governo estadual. Aliados de Geraldo Alckmin reclamaram do palanque único.

Redução de danos
Um dirigente tucano explica por que não dá para sair antes de março a decisão sobre o candidato do partido: "Temos de dar tempo para o Alckmin tentar se viabilizar nas pesquisas. Até para não haver cicatrizes depois".

Mão dupla
Aloizio Mercadante intermediou reunião entre Renan Calheiros (AL) e João Paulo Cunha. O deputado, líder dos petistas de Osasco (Grande SP), pediu ao presidente do Senado ajuda para conquistar os votos do PMDB quando seu processo de cassação chegar ao plenário.

Animador de platéias
Em campanha para ser o candidato do PT ao governo paulista, Mercadante não perdeu a chance de pedir uma salva de palmas a Antonio Palocci durante a plenária que realizou no fim de semana em Ribeirão Preto, terra do ministro da Fazenda.

Camarote VIP
A ex-prefeita petista Marta Suplicy prepara para o dia 8 deste mês, em São Paulo, a primeira grande reunião com apoiadores de sua pré-candidatura ao governo paulista. O ex-ministro José Dirceu está convidado.

Vaga mineira
Animados com a recuperação de Lula nas pesquisas, aliados de Hélio Costa (Comunicação) iniciaram lobby para colocá-lo de vice na chapa do presidente no lugar de José Alencar, de quem o ministro é próximo.

Nas entrelinhas
A Justiça vetou outdoors do governo do Tocantins por entender que só uma leitura atenta perceberia ser o "15" da peça referente a um projeto estadual, e não ao PMDB do candidato à reeleição Marcelo Miranda.

Outro lado
A Secretaria da Fazenda afirma que, ao contrário do que dizem deputados estaduais da oposição, os dados relativos a 2006 do Sigeo, o sistema de acompanhamento dos gastos do governo paulista, estão disponíveis desde o dia 2 de janeiro.

Visita à Folha
José Anibal, vereador do PSDB na Câmara de São Paulo, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr. sobre a decisão do presidente do STF, Nelson Jobim, de suspender a quebra dos sigilos de Paulo Okamotto:
-Se o ministro Jobim pretende ser candidato a vice de Lula, não seria lógico se considerar suspeito para julgar questão de alto interesse do futuro companheiro de chapa?

CONTRAPONTO

Amores (quase) impossíveis

Ao depor na CPI dos Correios em novembro do ano passado, a ex-executiva da Brasil Telecom Carla Cicco encontrou no deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) um renhido adversário.
Em alguns momentos, o presidente da sessão foi obrigado a chamar a atenção do inquiridor. Só até o pedetista perguntar:
-A senhora é italiana, não é?
-Sim.
-Qual sua cidade na Itália?
-Sou de Verona.
-Oh, Verona, Verona!
-Romeu e Julieta!-, respondeu Cicco, referindo-se ao clássico de Shakespeare sobre o amor impossível entre dois jovens ambientado em Verona.
Um deputado observou:
-O clima vai esfriar. O Pompeo é apaixonado pela Itália.
Foi dito e feito:
-A Itália é muito bonita, como meu Estado...
Cicco levou adiante o papo:
-Ah, adoro Porto Alegre....


Próximo Texto: Ministério Público vai iniciar nova investigação sobre Duda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.