UOL

São Paulo, sábado, 01 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pefelista nega ter plano de fuga e se diz "vítima"

DA FOLHA RIBEIRÃO

O ex-deputado estadual José Carlos Gratz (PFL-ES) disse que estava indo de Brasília para Vitória de carro para evitar um "constrangimento de imprensa". Ele afirmou que iria se entregar à polícia de Vitória hoje e que já havia combinado isso com um delegado que ele chamou apenas de André.
Apesar de afirmar que não queria um constrangimento com a imprensa, ele fez questão de conceder uma entrevista coletiva em Ribeirão Preto (SP).
Ao chegar à sede da Polícia Federal de Ribeirão e ser abordado por jornalistas que o aguardavam, ele chegou a perguntar aos delegados da PF que o acompanhavam se poderia dar declarações naquele momento.
Nesse momento, o ex-deputado tentou esconder, com a manga do paletó, as algemas dentro do carro. Sua preocupação era não se deixar ser fotografado.
O ex-parlamentar disse que queria evitar o assédio da imprensa porque ele está sofrendo uma "publicidade opressiva".
"Sou vítima de uma publicidade opressiva, talvez das mais vergonhosas deste país. Tenho tentado evitar isso e não consegui", afirmou.
Ele disse que telefonaria de São Paulo para o delegado André para marcar onde e como iria se entregar.
O pefelista teria passado todo o dia de anteontem com seu advogado, Nabor Bulhões, em Brasília, e disse que soubera do mandado de prisão à noite, antes de embarcar de avião para Vitória, como estava programado.
O ex-deputado disse ainda que não tem nenhum envolvimento com o crime organizado em seu Estado. Também afirmou que não cometeu irregularidades.
"As acusações, o ônus da prova cabe a quem acusa. Eu posso garantir a todo o Brasil que eu não cometi nenhum ato criminoso em toda a minha vida." Gratz que poderia ter armado um plano de fuga para a Itália, como chegou a ser cogitado.
"Isso é uma conversa que nunca existiu, pois eu estava no exterior com a minha família, fui passar férias em Orlando, e, quando tomei conhecimento disso [do pedido de prisão], eu antecipei o meu retorno. Quando cheguei à minha cidade, eu dei uma entrevista e disse que não tenho nenhum motivo para me ausentar do país."


Texto Anterior: Espírito Santo: PF prende Gratz no interior de São Paulo
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.