São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RORAIMA

Índios apresentam denúncia à OEA exigindo ratificação de área contínua
Índios da terra Raposa/Serra do Sol apresentaram na segunda-feira uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Eles exigem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ratifique a demarcação da área, que fica em Roraima, na fronteira com a Venezuela.
Se for homologada de forma contínua, como a Funai (Fundação Nacional do Índio) a demarcou, a área englobará cidades habitadas por brancos.
A advogada Isabela Figueroa, uma das autoras da denúncia, disse que o governo brasileiro fomenta a colonização da terra indígena. "O processo de demarcação começou há mais de 30 anos", disse ela. "Ainda falta um passo, que é a ratificação."
Em janeiro, agricultores bloquearam estradas em protesto contra a demarcação contínua. O presidente Lula disse que os brancos receberiam compensações para deixar o local. A Raposa/Serra do Sol foi identificada pela Funai em maio de 1993 como área indígena dos makuxi, wapixana, ingarikó e taurepang e demarcada em dezembro de 1998 pelo então ministro da Justiça, Renan Calheiros.
(DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Ex-secretário municipal é alvo de nova denúncia
Próximo Texto: Defesa: Insatisfeita com governo, Embraer lança nota sobre a licitação para caças da FAB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.