São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA

31 de março

NELSON DE SÁ

A primeira manchete do Jornal Nacional:
- 31 de março. Reações fortes em Brasília. O ministro da Justiça fala em conspiração.
A última manchete do JN:
- 31 de março. O golpe militar de 64 completa 40 anos.

 

Desta vez não foi Paulo Henrique Amorim, no UOL, nem Ricardo Noblat, em seu blog, nem qualquer outro observador da cena política.
Foi o ministro da Justiça, mais importante, foi Márcio Thomaz Bastos. Sobre a fita que flagrou José Roberto Santoro em ação, disse que ela:
- Detona uma espécie de conspiração.
O impacto da expressão, reproduzida primeiro em sites como Folha On Line e Globo On Line e depois nos telejornais, é institucional.
Ele qualificou a expressão, afirmou ser "uma espécie de", mas ela estava lá: conspiração. E na tarde do dia 31 de março, aniversário do golpe.
Com o que a fita revela, não se trata mais de jogo político, nas palavras do ministro da Justiça, mas de evidência "expressa" do objetivo de:
- Destruir José Dirceu e derrubar o governo Lula.
 

Do site Primeira Leitura, próximo do tucanato:
- Com a colaboração de setores da imprensa, governo usa fita para acusar uma inexistente conspiração. Uma farsa ridícula. Talvez seu paralelo histórico, no quesito "mentira", seja só mesmo o Plano Cohen.
 

De José Simão, em transmissão do UOL:
- O Santoro é o derrubador da República... O caso está indo Cachoeira abaixo... Toda vez que aparece o nome do Serra é coincidência.

advacate.com/Reprodução
Site da reportagem "Brasil recusa em resolução pró-gay"



SEXO, NÃO

Elogiado até no "Roda Viva" pelo diretor Zé Celso, por sua ação pelo mundo, o chanceler Celso Amorim voltou atrás em uma área na qual o Brasil já era chamado de "líder", pela Comissão Internacional pelos Direitos Humanos de Gays e Lésbicas.
O site da revista "The Advocate" (acima) destacou o recuo do país na decisão de apresentar uma resolução, para aprovação na ONU, incluindo "orientação sexual" entre os diretos humanos a serem protegidos.
O site CNSNews.com afirmou que o recuo foi resultado de "forte lobby do Vaticano, especialmente na América Latina". O site Gay.com entrevistou o diretor da associação britânica de gays e lésbicas, que soltou o verbo:
- Seu desprezo contínuo pelos homossexuais mostra que o Vaticano é capaz de qualquer coisa para promover seus dogmas asquerosos.

Ilegal

"O Globo" foi além da Globo na manchete de ontem:
- Procurador diz que agia para "derrubar o governo do PT".
Logo abaixo, em destaque:
- Diálogos com bicheiro revelam atuação ilegal de Santoro.

Na berlinda

Para Franklin Martins, na CBN, o desdobramento é menor no Congresso, onde falam da fita só para "reafirmar posições", do que na instituição:
- O Ministério Público vai passar por período em que vai refletir, ver o que fez. Está na berlinda e vai ter que investigar. E tomar providências.
Já Alexandre Garcia, na Globo, achou "muito esquisita" a atitude do subprocurador.

Feliz da vida

De Merval Pereira, que entrevistou José Dirceu há uma semana para "O Globo":
- Ele deve estar feliz da vida.

Número 1

Paulo Markun surpreendeu, ontem no site Terra:
- As afirmações de Santoro desmoralizam o poder que deveria ser o fiscal do Estado, o Ministério Público. A fita recoloca Serra no papel de suspeito número 1 de toda essa manobra escusa que ocorre no país.

Em pauta

O "Valor" destacou ontem que uma reunião do PSDB vetou a proposta de parlamentarismo apoiada por José Serra.

Alfândega

Que fita, que nada. No exterior, o que chamou mesmo a atenção foi a política industrial. Do "Financial Times":
- O ambicioso plano de R$ 15 bilhões inclui incentivos fiscais para maquinário, leis e investimentos em pesquisa e desenvolvimento, campanhas internacionais de marketing e corte de burocracia para os negócios, sobretudo na alfândega.

Mais China 1

A Reuters distribuiu e vários jornais deram a notícia de que a China liberou a soja brasileira para importação, que já começou via Paranaguá.
Apesar de Roberto Requião -descrito assim num texto do "Miami Herald" sobre a greve no porto paranaense:
- Deixar isso ocorrer às vésperas de demanda maciça de exportação é bem estúpido.

Mais China 2

Em longa reportagem, o "Wall Street Journal" dizia ontem que "a China se aventura no exterior para garantir produção de aço". Em especial, uma empresa chinesa está erguendo:
- Uma fábrica no Brasil.
Seria em São Luís, no Maranhão de Sarney, com um investimento de US$ 1,5 bilhão.

Reação cômica

O avanço neoconservador nos EUA teria começado no rádio, há dez anos. Agora os liberais reagem. O "New York Times" deu que entrou no ar uma cadeia de radialistas como Al Franken, ex-"Saturday Night Live".

ENDEREÇOS

UOL - uol.com.br; Folha On Line - folha.com.br; Globo On Line - oglobo.globo.com/online; Primeira Leitura - primeiraleitura.com.br; "O Globo" - oglobo.globo.com/jornal; Terra - terra.com.br; "Valor" - valor.com.br; "Financial Times" - ft.com; "Miami Herald" - herald.com; "The Wall Street Journal" - wsj.com; "The New York Times" - nytimes.com


Texto Anterior: Almino Affonso: Jango, 40 anos depois
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.