UOL

São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para o governo francês, G8 deve trazer confiança

DA REDAÇÃO

O governo francês espera que, na cúpula do G8, em Evian, os países do grupo consigam "passar uma mensagem de confiança no crescimento da economia internacional, após as fortes turbulências" políticas que o mundo atravessou recentemente, segundo disse à Folha Renaud Muselier, secretário de Estado para Relações Exteriores da França.
"A reunião dará uma resposta aos temores e às dúvidas atuais. O G8 buscará reafirmar os princípios de uma economia de mercado responsável, aprimorar o tratamento e a prevenção de crises financeiras e defender um comércio mundial mais aberto e regulamentado", afirmou o número dois da diplomacia francesa, que chega amanhã ao Brasil.
Ademais, de acordo com ele, o G8 tomará "decisões que mostrarão a solidariedade dos Estados industrializados com os países em desenvolvimento". Assim, serão anunciadas medidas concretas relacionadas "ao acesso à água potável, ao combate à Aids e à tuberculose e à luta contra a fome em países menos abastados".
O G8 também "anunciará medidas destinadas a dar mais segurança" à cena internacional. "Após 11 de setembro de 2001, o G8 assumiu seu papel no combate ao terrorismo, e suas decisões foram aplicadas com determinação. A reunião de Evian permitirá melhorar esse quadro por meio de uma maior cooperação internacional e institucional."
Muselier disse ainda esperar muito do diálogo informal com líderes de países que não fazem parte do G8, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
(MÁRCIO SENNE DE MORAES)


Texto Anterior: "Posso fazer pressão contra Ariel Sharon"
Próximo Texto: EUA defendem dólar forte e livre comércio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.