São Paulo, segunda-feira, 01 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprovação dos paulistas a Serra atinge 56%

As áreas mais bem avaliadas do governo de São Paulo, segundo pesquisa Datafolha, são cultura, esporte e educação

Índice dos que consideram ruim ou péssima a gestão tucana oscilou de 11% para 9%; nota média dada ao governador tucano é 6,7


DA REPORTAGEM LOCAL

Com dois anos e cinco meses à frente do Palácio dos Bandeirantes, o governador José Serra (PSDB) é aprovado por 56% dos paulistas, revela a mais recente pesquisa Datafolha . A taxa dos que consideram a gestão do tucano ótima ou boa oscilou positivamente três pontos percentuais desde março (data do levantamento anterior), quando era de 53%.
O índice dos que avaliam como regular o atual governo permaneceu estabilizado em 33% e dos que reprovam a gestão oscilou negativamente dois pontos - 11% para 9%.
Em uma escala de zero a dez, Serra alcança entre os entrevistados pelo instituto a nota média 6,7, praticamente a mesma auferida em março, 6,6.
O Datafolha ouviu 2.058 moradores do Estado com16 anos ou mais entre os dias 26 e 28 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Em março de 2007, após três meses à frente do Estado, Serra recebeu dos paulistas 39% de ótimo/bom, 37% de regular e 16%de ruim/péssimo.
Após 11 meses de gestão, em novembro de 2007, o índice de ótimo/bom chegou a 49%, o de regular a 35% e o de ruim/péssimo recuou para 12% em relação a março daquele ano.

Áreas
O Datafolha pesquisou a satisfação dos paulistas com o governo em 11 áreas. Os índices mais desfavoráveis ao tucano estão na segurança pública, setor no qual 43% dos entrevistados desaprovam a gestão.
Em seguida, vem o combate à corrupção. Nesse quesito, 37% das pessoas ouvidas na pesquisa avaliam que a gestão Serra está ruim ou péssima, outros 37% a consideram regular, e 25%, que ela vai bem.
De acordo com os entrevistados, os melhores desempenhos de Serra, estão na cultura, 47% de ótimo/bom, no esporte, 46%, e na educação, 44%. Nesta última área, Serra tem se empenhado pessoalmente, com visitas regulares a escolas, onde ele próprio ministra aulas e conversa com professores.
Em relação à saúde, o índice dos que consideram o desempenho do tucano ótimo/bom está em 39%, mas 32% avaliam sua atuação como regular, com 26%de ruim/péssimo.
Outro ponto estratégico para os paulistas, o setor dos transportes, apresenta índices preocupantes para o governador: 34% de ótimo/bom, porém 30%de ruim/péssimo.
(JOSÉ ALBERTO BOMBIG)



Texto Anterior: Rivais enfrentam situações opostas em seus partidos
Próximo Texto: Rumo a 2010: Tucano silencia sobre liderança na corrida ao Planalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.