São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Reforçar o carimbo
O PT convocou os "caras-pintadas" do "Fora, Collor" para atacar Ciro Gomes. Líderes estudantis do movimento, comandados por Lindberg Farias (PT), planejam passeata no dia 15 com o seguinte slogan: "Dez anos depois, elles não podem voltar". "Elles" são os aliados de Ciro.

Tropa de choque
O protesto será acertado numa reunião em São Paulo no próximo dia 8. Lindberg Farias (PT-RJ) e outros três líderes estudantis de 1992 convocaram a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) para participar do ato.

Panos quentes
Ciro, que chama Serra de "dragão da maldade", enviará emissários a Lula e a FHC pedindo "ética" na campanha. Miro Teixeira (PDT) dirá ao PT que Serra é o "inimigo comum". Roberto Jefferson (PTB) avisará FHC que ele será alvo de Ciro se o PSDB continuar a atacar seus aliados.

Questão de gênero
A rejeição no Datafolha de Serra e Ciro é menor entre as mulheres (18% e 11%, respectivamente) do que entre os homens (31% e 17%). No caso de Lula, que não tem ao seu lado nem Rita Camata nem Patrícia Pillar, há o inverso: 35% das mulheres não querem saber dele, contra 27% dos homens.

Engatar a primeira
Serra foi aconselhado por sua equipe de marketing a falar mais rápido em suas entrevistas e discursos no palanque. Consideram que o modo do tucano se expressar passa a imagem de uma pessoa hesitante.

Ironia brizolista
Do pedetista Carlos Lupi, sobre ACM ter dito que há dois anos articula a candidatura Ciro Gomes, em parceria com Tasso Jereissati: "O ex-senador deve ter jogado búzios para saber, com antecedência, tudo o que está acontecendo. Deve ter algum canal direto com Deus".

Faroeste caboclo
O Movimento de Famílias de Mulheres Mortas em Almirante Tamandaré (PR) pretende entregar à ONU, à OEA e ao Ministério da Justiça um dossiê e pedido de providências contra a violência na cidade. Desde outubro de 99, 19 mulheres e 200 homens foram assassinados.

Sem prioridade
O movimento das famílias de Almirante Tamandaré (a 16 km de Curitiba) diz que a Polícia Civil do PR tem só um delegado e um agente investigando a onda de assassinatos na cidade, que tem 100 mil moradores. Os crimes são atribuídos a uma quadrilha com ligações na política.

Tiroteio de fato
O comitê central do senador José Eduardo Dutra (PT), candidato ao governo de SE, sofreu um atentado na madrugada de ontem em Aracaju. Um homem disparou um tiro, provavelmente de escopeta, contra um balão no prédio. A polícia apura.

Contagem de reais
O MST está operando um boicote ao censo dos assentados da reforma agrária no governo FHC, anunciado pelo Desenvolvimento Agrário. João Stedile considera "um acinte" gastar R$ 19 mi para saber os problemas do setor. A idéia é barrar os recenseadores nos assentamentos.

Outro lado
Adilson Laranjeira, assessor de Paulo Maluf (PPB), diz que faltou "ética" à Alltv de SP, TV transmitida pela internet. Como Maluf não pôde conceder entrevista na data sugerida, a Alltv colocou no ar um boneco do pepebista com capuz para "responder" a perguntas incômodas.

Visita à Folha
José Cechin, ministro da Previdência e Assistência Social, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Geraldo Seabra, assessor de imprensa, e de Cezar Augusto da Silva Gurtler, assessor do ministro.

TIROTEIO

Do médico e candidato a deputado federal José Aristodemo Pinotti (PMDB), sobre a saúde pública no governo Geraldo Alckmin (PSDB):
- Em SP há a saúde pública virtual, propagandeada na TV como de primeiro mundo, e a real, da espera e das dificuldades, onde o requinte da perversidade é a segunda porta nos hospitais públicos.

CONTRAPONTO

Produção de imagem

Nos anos 80, o jornalista Augusto Marzagão (que trabalhou com os presidentes da República Jânio Quadros, José Sarney e Itamar Franco e foi vice-presidente da rede mexicana de TV Televisa), participou de uma entrevista com o ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, no México.
Reagan, antes de assumir a Presidência dos Estados Unidos (1981-1989), teve uma longa carreira como ator de filmes B de Hollywood, muitos do estilo western.
O jornalista que conduzia a entrevista comentou, logo no início da conversa:
- Presidente, o senhor sempre parecia muito jovem naqueles filmes.
Ronald Reagan respondeu de bate-pronto, provocando risadas gerais entre os jornalistas:
- É que os produtores sempre me colocavam num cavalo velho...



Próximo Texto: Transição no Escuro: Crise na economia eleva temperatura da sucessão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.