São Paulo, quinta-feira, 01 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Roriz já chamou aposentado de "crioulo petista"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em seu terceiro mandato como governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PMDB) marcou suas gestões pelo estilo populista: distribui pão e leite a moradores de baixa renda e lotes de terra a favelados.
Em janeiro deste ano, ao discursar em Brazlândia, Roriz chamou de ""crioulo petista" o aposentado Marinaldo Nascimento: ""Ali está um crioulo petista que eu quero que você dêem uma salva de vaias nele".
O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, recomendou o indiciamento de Roriz sob a acusação de racismo. No dia seguinte, o governador disse que conhecia Nascimento havia muito tempo, ressaltou que o termo ""crioulo" era uma expressão ""carinhosa" e pediu desculpas ao aposentado.
Ontem, na visita ao restaurante comunitário de Samambaia (DF), José Serra (PSDB) se escorou na popularidade de Roriz, que foi aclamado por militantes do PMDB aos gritos de "Rorizão" e "pai dos pobres". O governador já recomendou que Serra utilize seu estilo. Na reunião do presidenciável tucano com governadores, na semana passada, Roriz sugeriu que Serra distribuísse comida aos pobres para vencer.



Texto Anterior: Ciro abre a boca e o dólar sobe, diz Serra
Próximo Texto: Tucano tenta evitar debandada de pefelistas no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.