São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Policial diz que agricultores foram recebidos com tiros por funcionários de fazenda em Planaltina do Paraná

Invasão no Paraná deixa um sem-terra morto e seis feridos

JOSÉ EDUARDO RONDON
DA AGÊNCIA FOLHA

Um sem-terra foi morto e seis ficaram feridos durante a invasão de uma fazenda em Planaltina do Paraná (a 560 km de Curitiba), na madrugada de ontem.
O MST acusa os funcionários da propriedade de terem recebido os agricultores a tiros. Um policial militar, que preferiu não se identificar, disse que um ônibus com sem-terra tentou invadir a fazenda e funcionários do local teriam reagido com tiros. Segundo o MST do Paraná, um grupo de sem-terra que fazia parte de um acampamento do movimento com cerca de 400 famílias, na região do entorno da fazenda Santa Filomena, foi recebido a tiros quando estava em frente a uma das porteiras da propriedade.
Elias Gonçalves de Meura, 20, foi baleado e morreu, outros seis integrantes do MST ficaram feridos e foram levados para o Hospital de Planaltina do Paraná.
Conforme relato de um funcionário do hospital que não quis se identificar, os seis sem-terra apresentaram ferimentos de tiros, mas sem gravidade, e foram liberados durante a manhã.
Em nota divulgada à imprensa, a direção estadual do MST informou que a fazenda Santa Filomena já foi vistoriada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e declarada área improdutiva.
O superintendente do órgão no Paraná, Celso Lisboa de Lacerda, não confirmou ontem se a propriedade já havia sido mesmo declarada improdutiva pelo Incra.
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, um reforço de policiamento havia sido enviado para a área da fazenda no início da manhã de ontem.
Não havia, até o fechamento desta edição, informações sobre prisões de suspeitos. A Agência Folha não conseguiu contato com o dono da fazenda ontem. No início da tarde, segundo a Polícia Militar de Paranavaí, duas armas foram apreendidas na fazenda.

Piauí
Policiais enviados a Joaquim Pires (a 242 km de Teresina) após a morte de dois sem-terra na madrugada de quinta localizaram os corpos na noite de anteontem. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Laércio de Araújo Lima, os corpos de Manoel de Jesus, 33, e Maria Betânia, 34, foram encontrados na região rural do município. O MST acusa um funcionário da fazenda Papagaio de ser o autor dos disparos.


Texto Anterior: Elio Gaspari: Bush achou que Obama era Osama
Próximo Texto: MST invade com 1,2 mil famílias área no Pontal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.