São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nenhum partido cumpriu a cota para a Câmara

DA REDAÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nenhum dos 30 partidos que concorrem nas eleições atingiu a cota mínima de 30% de candidaturas de mulheres à Câmara Federal e às Assembléias Legislativas.
Como em 1998, foram os partidos pequenos que lançaram o maior percentual de candidatas. Naquele ano o PCB teve 40% de candidaturas femininas à Câmara, seguido do PCO (25%) e do PSTU (23,2%). Este ano o PCB foi o partido que chegou mais próximo de cumprir a cota, com 28,6%, segundo dados do Cfemea.
As mulheres correspondem a 12% dos 4.647 candidatos à Câmara. Apesar de pequena, essa participação vem crescendo: eram 6,1% em 94 e 10,4% em 98. "Mais mulheres estão entrando nesse território ainda muito masculino", diz Almira Rodrigues, diretora do Cfemea.
O número de candidatas aos governos estaduais também aumentou: eram 14 em 1998 e são 19 este ano. Ao Senado, há 42 candidatas. Em 1998 foram 23. Apesar do número maior, este ano há duas vagas para o Senado.
Em números absolutos, o PT tem o maior total de candidatas tanto para a Câmara (61) como para as Assembléias (150). (LA E LH)


Texto Anterior: Irmã quer herdar votos de Luiza Erundina em SP
Próximo Texto: Hilário político - José Simão: Prometo o Plano Sequestro Gold Platina!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.