São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornais estrangeiros reproduzem declaração de presidente em livro

DE BUENOS AIRES

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva contidas no livro "Viagens com o Presidente - Dois Repórteres no Encalço de Lula do Planalto ao Exterior", dos jornalistas Eduardo Scolese, da Folha, e Leonencio Nossa, de "O Estado de S. Paulo", foram reproduzidas ontem em jornais da Argentina, do Chile e do Uruguai.
Na Argentina, o "Clarín" deu ao texto o título "Os "despautérios" de Lula sobre seus colegas da região", a quem o presidente brasileiro se referiu com palavrões. Para o jornal, as declarações "confirmam as desconfianças" de que, em 2005, Lula e o presidente argentino, Néstor Kirchner, enfrentaram um período de relação difícil.
Lula, fora da cena oficial, revelou o que realmente pensava sobre Kirchner, escreve o "La Nación". O também argentino "Ámbito Financiero" diz que, "como vítima das expressões", Kirchner pode preparar alguma sanção a Lula no futuro.
No Chile, "El Mercurio" entende que Lula "atacou o Chile". A declaração "o Chile é uma piada", de Lula, foi reproduzida pelo jornal "La Tercera". No Uruguai, a declaração de que o ex-presidente Jorge Battle é um "filhote dos americanos" teve destaque. "Depois de tomar alguns uísques, as palavras brotaram de sua boca [de Lula]", escreve "El Observador".
Em entrevista ontem, o ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) disse que a relação entre os presidentes da América do Sul e da América Latina nunca foi tão boa. "O presidente [Lula] jamais xingou presidente nenhum. Isso [o relato do livro] não tem procedência." (BRUNO LIMA)


Texto Anterior: Agora, Lembo diz que FHC está no ostracismo
Próximo Texto: Foco: Ministro leva Genoino a encontro surpresa com presidente no Planalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.