São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Surfando

Sob o enunciado "Lula está surfando a um segundo mandato", que virou manchete de portal no Brasil, e com passagens como "espera-se que dê uma surra nos competidores", a "Economist" volta a falar de Lula.
No balanço, diz que "Lula escolheu o caminho de crescimento e igualdade dentro dos limites da política responsável", criou "4,5 milhões de empregos, bem menos do que prometeu mas bem mais do que nos anos anteriores", "direcionou as dádivas do governo aos pobres, seus apoiadores mais sólidos" etc.
Na futurologia, diz que "o Brasil pode fazer melhor: em economia, crime, corrupção e na educação, para começar". A "onda" que surfa "mistura bem-estar e a apatia "causada por problemas que não resolveu ou, em alguns casos, piorou". Lista juros, impostos e a corrupção, que "nunca pareceu tão espalhada". Mas a maior dúvida é sobre Lula abraçar as reformas, como a da Previdência, "para incentivar crescimento".

 

Na manchete do "Jornal da Band", mais onda, "Vox Populi confirma que Lula vence _e com o dobro dos votos de Alckmin". Lula foi a 50%, Alckmin, a 25%.

economist.com/Reprodução
No título do gráfico da "Economist", de pesquisas do Ibope, "Lu-la la la"

O QUE MENOS CRESCEU
O "JN" deu manchete para a "decepção" na economia, mas o enunciado mais pungente foi da BBC Brasil, "Brasil foi o país que menos cresceu no segundo trimestre".
Era um levantamento da Economist Intelligence Unit, ligado à revista "Economist", apontando o Brasil como o pior dos 28 países que divulgaram, até aqui, o PIB do período. Já o site do "Wall Street Journal" foi menos dramático, contrapondo o PIB "mais fraco do que o esperado" com a elevação da nota pela agência de classificação Moody's. Por um lado, "motivo de preocupação", e, por outro, "de otimismo". Sempre do ponto de vista do capital externo.

"UNA MIERDA"
O monitoramento de mídia da BBC levantou que os principais jornais argentinos, "La Nación" e "Clarín" , e chilenos, "El Mercurio" e "La Tercera", com destaque variado, ecoaram ontem as declarações atribuídas a Lula no livro "Viagens com o Presidente". O "La Tercera" falou em "fortes insultos". O "Clarín", em "indiscrições privadas" _e depois deu no site http://www.clarin.com/ a negativa do governo brasileiro.

"É EVIDENTE"
Na submanchete do UOL, "Serra elogia Saulo, mas diz que, eleito, trocará a equipe". Na manchete do Terra, "Serra elogia secretário, mas diz que pretende mudar equipe". Dele próprio, no "SPTV", "eu vou fazer a alteração de toda a equipe". E dele também, na Folha Online, que cobriu toda a sabatina, "Saulo teve mais acertos que erros... mas é evidente que eu vou trocar a equipe do governo".

EFE
SUPER ROMÁRIO
Foi este o título do perfil do "Guardian", ontem, sobre "um altamente sexualizado superstar brasileiro". Um "gênio curto e grosso", mas não "um grande do passado: ele ainda está jogando". Está num "entulho", o Miami FC, mas deve voltar ao Vasco para os mil gols, "marca um pouco esfarrapada", de números duvidosos, mas isso não importa _afinal, é aquele que disse "certa vez que só faz gol após uma noite de 'sexo glorioso'".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Campo minado: Sem-terra se recusam a sair de propriedade em Alagoas
Próximo Texto: Vampiros atuaram em mais 8 órgãos públicos, afirma PF
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.