São Paulo, sábado, 01 de setembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Ministro nega articulação para salvar senador

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) disse ontem que não há uma articulação no governo Lula para absolver, em plenário, o presidente do Senado, Renan Calheiros. "Eu sou o articulador do governo e não há recomendação para isso", afirmou.
Segundo o ministro, "esse assunto é do Senado, e não é do governo". "Não temos nenhuma influência." Mares Guia disse ainda não ser "verdade" que o presidente Lula tenha recomendado o voto a favor do senador no julgamento no plenário da Casa. Como o voto é secreto, diz, fica "até difícil" algum tipo de influência "de fora".
O ministro negou também que o governo já esteja cogitando o nome do substituto de Calheiros. "Se estivéssemos pensando nisso, estaríamos condenando-o a priori", afirmou Mares Guia.
Para o ministro, o processo contra Calheiros no Conselho de Ética, que está "chegando ao seu momento derradeiro", não "atrapalha" as votações na Casa.
"O Senado não está com a pauta trancada. As votações estão correndo muito bem. Neste semana mesmo, tivemos uma vitória extraordinária, que foi a votação da MP dos Portos em primeiro e segundo turnos. Tivemos ainda a votação do novo ministro do STF, o [Carlos Alberto] Direito."
Mares Guia afirmou que o resultado do julgamento do Supremo sobre o mensalão não foi afetado por pressões da imprensa. Essa foi a acusação feita pelo ex-ministro José Dirceu, após reportagem da Folha revelar conversa telefônica do ministro Ricardo Lewandowski, na qual ele dizia que se sentiu "com a faca no pescoço" e que a tendência era "amaciar" em relação a Dirceu.
"[Não há pressão] de modo algum. Os ministros já têm seu cargo efetivado. Ficam nos seus cargos até a sua aposentadoria compulsória [aos 70 anos]. Têm uma história de ilibada reputação e conhecimento profundo jurídico. Não há como pressionar um juiz da Suprema Corte em nenhum país democrático".


Texto Anterior: Aliados de senador deverão recorrer ao STF por voto secreto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.