São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blog de Lula entra no ar com navegação lenta

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Estreou ontem, mas com problemas técnicos, o novo "Blog do Planalto" (http:// blog.planalto.gov.br), por meio do qual a Presidência da República pretende divulgar atos de Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo.
O blog entrou no ar à 0h30 de ontem, mas pela manhã a navegação estava lenta. A previsão da equipe técnica era suportar até 6.000 visitantes simultâneos, porém mais de 10 mil tentaram o acesso ao mesmo tempo.
À tarde, a capacidade do blog foi aumentada, e a velocidade melhorou. A Presidência não informou, porém, quantas pessoas acessaram a página ontem.
"Iremos passar para a sociedade brasileira que viaja na internet todas as informações em tempo real daquilo que acontece no Planalto, daquilo que eu faço, das minhas viagens", afirma o presidente, sorridente, num vídeo de boas-vindas.
O blog estreou com a cobertura do lançamento do pré-sal e tentou usar uma linguagem coloquial.
Informações sobre o jantar de anteontem do presidente Lula com governadores de Estados que abrigam as jazidas foram atribuídas ao "joão-de-barro que costuma fazer seu ninho perto da biblioteca do Palácio da Alvorada". O título dizia que era o fim da "tensão pré-sal".
O blog se vangloriou ainda de ter "tido acesso" em primeira mão ao documento do governo com as novas regras da exploração do produto.
Também foi produzida uma linha do tempo com a importância do petróleo para o Brasil desde o século passado, além de entrevistas com ministros.
A página tem espaço para enquetes (a de ontem também era sobre o pré-sal), reprodução de vídeos e um olhar mais "intimista" do dia a dia da Presidência, produzido pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert.
Não existe espaço para comentários de leitores. "Há dificuldades práticas para administrar essa interatividade", é a explicação que consta da seção "perguntas e respostas".
Na mesma área, informa-se que "o presidente vai se manifestar no blog por meio de textos, áudios e vídeos".
O blog afirma ainda que não pretende entrar em conflito com a imprensa, mas isso vem acompanhado de uma ressalva.
"A Secretaria de Imprensa da Presidência utilizará seus canais de comunicação para fazer os esclarecimentos que julgar necessários quando forem divulgadas informações equivocadas, fora do contexto ou incorretas", informa o blog.
Na equipe, coordenada pelo jornalista Jorge Cordeiro, trabalham seis pessoas. A responsabilidade final é da Secretaria de Comunicação Social, chefiada pelo ministro Franklin Martins.


Texto Anterior: TCU contesta gasto da festa de posse de Lula
Próximo Texto: Janio de Freitas: O futuro em 18 dias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.