São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO

Ministério revê 500 mil cadastros do Bolsa Família

COLORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e gestores municipais estão checando mais de 500 mil benefícios do programa Bolsa Família que apresentaram divergências entre a renda declarada pelas famílias e dados do Ministério do Trabalho.
O levantamento corre junto ao recadastramento de 3,4 milhões de famílias -os beneficiários do programa precisam atualizar os dados a cada dois anos- e de outra checagem de benefícios baseada em falhas apontadas em maio pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
A informação sobre possíveis problemas com relação a renda dos beneficiários foi dada pela secretária-executiva do ministério, Arlete Sampaio.
Segundo ela, um cruzamento entre a renda declarada e os dados do NIS (Número de Identificação Social) e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que mostram a renda do mercado formal de emprego, apresentou inconsistências em 500 mil benefícios, que estão passando pela avaliação do governo federal.
"Estamos estudando com o TCU outros instrumentos que a gente pode usar para evitar fraudes", disse a secretária-executiva, citando como uma das possibilidades o exame do Renavam (registro de veículos) dos cadastrados.
Ela disse que o número de beneficiários do programa vai aumentar de 11,5 milhões de famílias para 12,9 milhões até o final de 2009, número que será mantido até o fim de 2010 e, portanto, do governo Lula.
A prioridade nas novas adesões, segundo Sampaio, será dada às regiões metropolitanas das grandes cidades. (ANDRÉ ZAHAR)


Texto Anterior: Senado: Mesa ignora sobrepreço em obra de prédio
Próximo Texto: Prazo e "inutilidade" de multa levam TRE-SP a rejeitar denúncia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.