São Paulo, quarta-feira, 01 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Mostra no STF conta seus 200 anos de história

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dentro das comemorações dos 200 anos do Supremo Tribunal Federal, o STF inaugura hoje, em seu prédio principal, a exposição "O Supremo e o Cidadão" -organizada pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e pela Secretaria de Documentação do próprio STF, que pretende contar a história de seus 200 anos por meio de documentos, vídeos, fotos e processos relevantes.
A mostra traz curiosidades históricas, como o fato de Getúlio Vargas ter nomeado 21 ministros durante o período em que presidiu o Brasil, número três vezes superior às indicações feitas pelo presidente Lula.
Entre os julgamentos, será "lamentavelmente" lembrado -nas palavras do ministro Celso de Mello- um habeas corpus negado em 1936, que não impediu a expulsão de Olga Benário Prestes à Alemanha nazista.
A exposição traz ainda explicações sobre as primeiras audiências públicas realizadas (células-tronco, exportação de pneus usados e aborto em caso de feto anencéfalo) e novos mecanismos jurídicos -como a súmula vinculante e os recursos de repercussão geral- criados para combater a lentidão da Justiça brasileira.


Texto Anterior: Planalto mandou investigar Dantas, afirma Protógenes
Próximo Texto: Alagoas: PF indicia prefeito de Maceió e dirigente de banco por desvio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.