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TURISMO PARLAMENTAR
Monitores criticam imprensa e dizem que deputados não precisam estar sempre no plenário
Guias defendem congressistas em "tour"
FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Os turistas que visitam o Congresso Nacional, em Brasília,
além de verem obras de artistas
como Cândido Portinari, a arquitetura de Oscar Niemeyer e
conhecerem o funcionamento
do Legislativo, passam parte do
roteiro ouvindo críticas ao trabalho da imprensa, que, segundo os guias, atacaria a imagem
dos congressistas.
"A imprensa mostra sempre o
plenário vazio, ou com os deputados lendo jornal, falando no
celular. É que eles não precisam
estar no plenário para saber o
que está acontecendo. Nos gabinetes, há caixas de som, então ele
[deputado] não precisa estar no
plenário para saber o que está
acontecendo. Pelo contrário, ele
tem coisas mais importantes para fazer no gabinete ou nas comissões", disse o guia Gabriel
Gondim a turistas no feriado de
12 de outubro.
"Dizem que o parlamentar só
trabalha de terça a quinta, mas
na verdade ele trabalha mais do
que a gente, porque sábado e domingo ele trabalha, ele está no
Estado, ouvindo as bases, sabendo o que os seus eleitores precisam", continuou Gondim.
O discurso dele é embasado
pela chefe-substituta do Serviço
de Atendimento ao Público e de
Visitação Institucional, do Departamento de Relações Públicas da Câmara, Teresinha Silva.
"Temos essa preocupação [com
a imagem]. Usamos nossa persuasão, nosso discurso para isso." Ela afirma que o departamento mostra às pessoas "que o
parlamentar não é um burocrata, não precisa estar o tempo todo no plenário". Sobre a jornada
de trabalho dos deputados, diz
que "no final de semana eles
continuam o trabalho, porque as
negociações políticas não acontecem somente em Brasília".
Teresinha ressaltou, no entanto, que o discurso não é orientado pela presidência da Câmara.
O chefe de gabinete do presidente João Paulo Cunha (PT-SP),
José Humberto de Almeida, disse que a defesa da imagem do
Congresso não faz parte do roteiro de visitação e que os monitores só a fazem se forem "provocados". Segundo ele, "a boa
imagem da Casa é conseqüência
do trabalho que se faz".
De janeiro a agosto deste ano,
o Congresso recebeu uma média
de 11.247 visitantes por mês.
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