São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALANÇO NACIONAL

PSDB avança e PT perde suas maiores capitais


Petistas perdem em SP, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia e Belém

Partido, porém, deverá ter 9 capitais, contra até 5 dos tucanos



FERNANDO RODRIGUES
EM SÃO PAULO

O resultado dos segundos turnos realizados ontem em 43 cidades representou uma derrota política para o PT em nível nacional. Além de perder a cidade de São Paulo, ficou sem outras capitais importantes que já governava, como Porto Alegre, Belém e Goiânia, além de Curitiba onde foi finalista e derrotado pelo PSDB. A sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi rejeitada em outros municípios relevantes que comandava -Caxias do Sul (RS), Pelotas (RS) e Maringá (PR).
Embora os petistas saiam desta eleição como campeões de votos para prefeito no país inteiro, as derrotas dessas cidades grandes reduzem o efeito positivo das vitórias que haviam obtido em 3 de outubro, no primeiro turno.
O PT e o PSDB foram os dois partidos cujos candidatos a prefeito mais haviam recebido votos no primeiro turno. Os petistas ficaram em primeiro lugar e tiveram 16,3 milhões (17,2% do total do país). Os tucanos, em segundo, receberam 15,8 milhões (16,5%). As duas siglas também eram as campeãs de participação nos segundos turnos de ontem. Havia 23 petistas e 20 tucanos no páreo.
Contados os votos, os tucanos ficam com o discurso da conquista da maior cidade do país. Continuarão, entretanto, a governar menos capitais que os petistas. O PT tem hoje oito capitais e deve pular para nove, conforme os resultados da apuração no início da noite de ontem. Já o PSDB tem hoje apenas três capitais e poderá atingir até cinco dessas cidades, todas conquistadas ontem.
Quando se observa o eleitorado governado nas capitais de Estado fica claro que o PT saiu perdendo. As nove capitais petistas têm, juntas, 5,3 milhões de eleitores. As cinco obtidas pelo PSDB abrigam 10 milhões de eleitores. O ponto de desequilíbrio é São Paulo, com seus 7,8 milhões de eleitores.
Os tucanos perderam para o PT a maior cidade que governam no momento -Osasco (Grande São Paulo), a 20ª maior do país, com 478.190 eleitores. Celso Giglio (PSDB) tentou a reeleição e perdeu para Emídio de Souza (PT).
Outra conta a ser feita é como PT e PSDB se deram nas disputas em grandes centros urbanos -grupo de 96 cidades formados pelas 26 capitais e 70 municípios com mais de 150 mil eleitores.
No primeiro turno, o PT já havia conquistado 12 dessas localidades (sendo seis delas capitais), com um eleitorado total somado de 5.008.298. O PSDB tinha uma carteira de vitórias mais modesta no primeiro turno em cidades grandes: dez vitórias, com um eleitorado total de 2.349.115.
Após o segundo turno, os tucanos ficam reforçados com a vitória em São Paulo. Já o PT fica sem capitais na região Sul do país.
Nas capitais, confirmou-se a derrota de César Borges (PFL) em Salvador. Venceu João Henrique (PDT). Das disputadas ontem, Fortaleza foi a maior vitória do PT, com Luizianne Lins. Em Goiânia, ressurgiu um antigo cacique do PMDB, Iris Rezende, que venceu Pedro Wilson (PT).


Texto Anterior: Balanço nacional: PT perde nas maiores capitais; PSDB avança e vai governar 5
Próximo Texto: Pelo país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.