São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The New York Times de Nova York

"Morte de prefeito fomenta acusações'

ESTADOS UNIDOS - O diário "The New York Times" publicou em sua edição de ontem extensa reportagem sobre a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), em janeiro de 2002.
O jornal relata os recentes desdobramentos do caso, incluindo a reabertura do caso pela Promotoria de São Paulo e a prisão do empresário Sérgio Gomes da Silva, como suposto mandante do crime. Gomes da Silva, que era amigo de Daniel, é investigado também como suspeito de participar de esquema de cobrança de propina de empresas de transporte de Santo André. O empresário nega as acusações de envolvimento no esquema e na morte o prefeito.
As denúncias de corrupção, diz o "NYT", podem atingir a cúpula do PT, partido que governa o país, pois parentes do prefeito morto afirmam que o esquema de propina tinha como objetivo arrecadar dinheiro para as campanhas petistas. O jornal afirma que o presidente do PT, José Genoino, nega o envolvimento de petistas.
O diário cita ainda o episódio em que Polícia Federal grampeou ilegalmente integrantes do PT durante a investigação do assassinato do prefeito. As gravações mostram uma grande inquietação do PT com as investigações, as quais estariam sendo conduzidas de modo a prejudicar a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. O jornal transcreve trecho da gravação, publicado pela Folha, em que Gilberto Carvalho, chefe de gabinete da Presidência e então secretário municipal, afirma para Gomes da Silva: "Conversaremos sobre a nossa tática dessa semana. Vamos ter de ir para a contra-ofensiva".



Texto Anterior: Saiba mais: Casa de câmbio foi acusada no caso PC-Collor
Próximo Texto: Panorâmica - Campo minado 1: UDR elege novo presidente e abre sede em Brasília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.