São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007

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Toda Mídia

Nelson de Sá

A gente aprende...

Ao vivo por TV Câmara e canais de notícias e com algum atraso no "Jornal Nacional", acabou o segundo turno e Arlindo Chinaglia levou, por pouco mas levou. Nas cenas ao vivo do "JN", comemorou com Paulo Maluf, depois José Mentor, Geddel Vieira Lima etc.

 

Mas a votação se arrastou e a cobertura da web à TV se concentrou no desfilar de celebridades, por assim dizer, do Congresso. Em especial na TV Câmara, com reprodução nos portais, as imagens faziam lembrar o "tapete vermelho" do Oscar, ao vivo do Salão Verde, com Ciro Gomes e Patrícia Pillar, Collor e Caroline Medeiros, Manuela D'Ávila, Clodovil. "Posts" de igual teor eram os "+ lidos". A Globo fez até locução, à tarde:
- Brasília faz festa... Na entrada, a moda. Para as mulheres, vestidos longos ou curtos. Para os homens, terno. O deputado e estilista Clodovil veio de branco. E chapéu. Tem também uma nova musa, Manuela D'Ávila. E velhos políticos. [Paulo Maluf:] "Não tenho dúvida de que esta legislatura vai resgatar a anterior." O ex-presidente Fernando Collor foi recebido com abraços calorosos. "A gente aprende no sofrimento".

BLOGOSFERA...
E ontem foi dia de estréia do Blog dos Blogs, de Helena Chagas, Alon Feuerwerker e Tales Faria. O tom foi aquele, com "cenas da posse" como "Suplicy e Supla dão as boas vindas a Collor" ou "Eliseu Padilha e João Paulo Cunha lado a lado, rostinho colado, fazendo contas de Chinaglia", que era "candidato dos dois".
O novo blog, no iG, apontou um alto "Índice de Traição no Ar, ITA". Lauro Jardim, na Veja On-line, falou em "ITH, Índice de Traição Habitual".

BRASILIENSE
Josias de Souza, na Folha Online, destacou o "Collor cristão", que "desfilou com a nova mulher, beijou-a", e o "Maluf transparente". Ambos "santificados pecadores".
Ricardo Noblat, além de manter a tradição e errar a aposta, derramou machismo com o "teste da esteira" de Manuela D'Ávila, "aprovada com louvor" pela "multidão de marmanjos que se voltou à passagem dela", e o suposto "assédio sexual" de Clodovil a um repórter do próprio blog.

wsj.com/Reprodução

ARÁBIA SAUDITA DO ETANOL
O "Wall Street Journal" deu vários textos sobre o "boom" do consumo de etanol nos EUA, apontando sobretudo dificuldades de distribuição do combustível produzido no país -e sublinhando que "as importações estão crescendo", em especial do Brasil.
Apesar da alta tarifa protecionista, foram importados 418 milhões de galões de etanol do Brasil em 2006, até o mês de novembro, contra 31 milhões "em todo o ano de 2005". Um colunista do "WSJ" até perguntou se não é o caso de derrubar a tarifa. Mas "fazendeiros do cinturão do milho" dos EUA reagem -e "já chamam o Brasil de "Arábia Saudita do etanol'".

economist.com/Reprodução

ÁGUA FRIA NO TIGRE
De um lado, a agência Reuters, no site do "New York Times", relatou o "frenesi de mídia" na Índia, com títulos tipo "O império ataca novamente" -e editoriais dizendo que a compra da Corus pela indiana Tata simboliza a entrada do país "como grande jogador no jogo da globalização", no "Times of India".
De outro lado, lamentando ter que jogar "água fria" na festa indiana, a "Economist" deu capa (acima) para o tigre que simboliza o país, mas com o rabo queimando. Avisou que sua economia não tem estrutura para crescer na velocidade atual, que já pressiona a inflação e leva as indústrias a produzir no limite. Estaria "quente demais".

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@ - Nelson de Sá


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