São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália pede novo apoio da UE no caso Battisti

Bancada do PT na Câmara divulga nota de solidariedade a ministro por concessão de refúgio ao italiano

DA REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Itália voltou a solicitar ajuda da União Europeia para a extradição do ex-militante de esquerda Cesare Battisti, que recebeu status de refugiado político no Brasil no último dia 13.
Em entrevista publicada ontem no diário italiano "Il Giornale", o ministro de Relações Exteriores do país, Franco Frattini, pediu apoio político a Bruxelas para resolver o caso. Segundo ele, quando o Brasil justificou o refúgio dizendo que Battisti correria riscos caso fosse extraditado para a Itália, colocou em dúvida a solidez democrática e constitucional de um país da União Europeia.
"Será que Bruxelas pode ficar calada diante deste argumento?", questionou Frattini.
A Itália já havia pedido que a UE tomasse uma posição sobre a questão. Em resposta, a Comissão Europeia informou que não tem competência para intervir na relação bilateral entre o país e o Brasil.
Ontem, Frattini afirmou que a UE pode ter justificativas do ponto de vista legal, mas que a questão é política. "Desta vez está acontecendo conosco, mas se amanhã Brasil ou Indonésia se recusarem a extraditar para a Alemanha um terrorista do Baader Meinhof, como deveríamos nos comportar?"
O chanceler criticou o ministro Tarso Genro (Justiça), que concedeu o refúgio. Tarso, diz Frattini, é o "típico político sul-americano ligado às áreas mais radicais da esquerda, que não vê em Battisti um terrorista ou um assassino, e sim um guerrilheiro da liberdade".
Ontem, a bancada do PT na Câmara divulgou uma nota de solidariedade a Tarso pela concessão do refúgio a Battisti. Assinada pelo líder petista na Casa, Maurício Rands (PE), ela diz que o "ministro praticou um ato inerente à soberania nacional. Isto é a melhor tradição política do Brasil".
A nota também defende o terrorista italiano, dizendo que não lhe "foi assegurado amplo direito de defesa" na Itália.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Sob mira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.