São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para o Senado, Alckmin venceria

DA EDITORA DO PAINEL

Se a eleição para o Senado fosse hoje, e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) resolvesse disputá-la, em vez de concorrer à Presidência, venceria Eduardo Suplicy (PT), que em outubro buscará um novo mandato na Casa. O tucano registra 40% de intenção de voto, contra 29% do petista e 13% de Orestes Quércia (PMDB), diz o Ibope.
Alckmin tem declarado repetidas vezes que só se interessa pela eleição presidencial. Desde sempre, porém, tucanos especulam com a possibilidade de lançar seu nome ao Senado caso o prefeito José Serra concorra ao Planalto.
Especialistas em pesquisas de diferentes colorações partidárias opinam que Alckmin seria o único com chance real de derrotar Suplicy, um político de trajetória "solo" que até agora passou ao largo do processo de desgaste experimentado pelo PT. Há apenas uma vaga de senador em disputa.
Na simulação desse confronto, a vantagem do governador já foi maior. No final do ano passado, pesquisas feitas para consumo interno tanto do PSDB quanto do PT indicavam vitória de Alckmin por uma margem de aproximadamente dois votos para um.
Hoje, ele bate Suplicy com folga no interior (44% a 24%), mas empata na capital (35% para cada um). Tem duas vezes a intenção de voto do petista na faixa de menor renda (40% a 21%), mas fica bem perto dele entre os que ganham acima de dez salários mínimos (42% a 40%). (RLP)


Texto Anterior: Quércia perde para Marta, mas ganha de Mercadante
Próximo Texto: Lula empata com tucanos em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.