São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

EUA e Canadá resistem

Taxa sobre passagens tem apoio de 13 países

DA REDAÇÃO

O chanceler francês, Philippe Douste-Blazy, anunciou ontem, em Paris, que 13 países -quatro na Europa- concordaram em criar a taxa sobre passagens aéreas para arrecadar fundos para compra de medicamentos de combate à Aids e outras doenças em países em desenvolvimento.
O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) disse ontem que o governo deve apresentar ao Congresso proposta de cobrança de US$ 2 sobre vôos internacionais nas próximas semanas.
Além da França e do Brasil, se comprometeram a aplicar a taxa Chile, Chipre, República do Congo, Costa do Marfim, Jordânia, Luxemburgo, Madagascar, Ilhas Maurício, Nicarágua, Noruega e Grã-Bretanha, conforme anunciado em conferência de dois dias, encerrada ontem, que reuniu quase cem países para discutir meios de financiar o desenvolvimento de países pobres.
Alguns governos, como Estados Unidos e Canadá, resistem a aplicar a medida.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Comissão analisa movimentação de Duda no exterior
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: A bandeirinha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.