São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

A bandeirinha

Dois dias antes, o "Jornal Nacional" descrevia laconicamente como a Unidos de Vila Isabel "cantou as belezas da América Latina, lhamas, sombreiros mexicanos".
Nada de Hugo Chávez, nem mesmo de Símon Bolívar.
Ontem, ao terminar a apuração, a emissora carioca não parecia acreditar que "a escola que cantou a latinidade leva o título de campeã do Carnaval carioca". Do comentarista:
- Olha, eu diria que, se não foi surpreendente, a vitória é inesperada.
Entram imagens da quadra e finalmente o locutor percebe:
- A gente consegue ver até bandeirinha da Venezuela, ali, que apoiou e muito o desfile.
Entra o repórter:
- A quadra encheu cedo. A Vila acreditava na vitória.
Mas o comentarista só dizia:
- A magia do Carnaval se resume aí: a surpresa.
O locutor insiste:
- A bandeirinha da Venezuela. Muita gente da comunidade latino-americana, aqui do Rio e de outros Estados, veio participar do Carnaval da Vila.
E seguiu por aí o diálogo, com o comentarista:
- É verdade, fora algumas delegações que vieram especialmente para desfilar.
- Estava sendo até esperada a presença do presidente da Venezuela, mas ele não veio.
- Talvez venha para o desfile da campeã, quem sabe.

 

O que o "JN" não quis ver o "Guardian" de ontem ressaltou, antes da apuração.
O jornal londrino mencionou os presidenciáveis que no ano eleitoral fizeram "spin" com as escolas de Rio e SP -e destacou o venezuelano:
- Mas o auge na exibição política veio com a grande imagem de Bolívar com a espada dourada no ar e asas de anjo saindo de suas costas.
Tudo bancado pela "Venezuela de Hugo Chávez".
 

O resultado foi manchete nos telejornais e sites brasileiros e não tardou para chegar à versão em espanhol do Google Notícias -com manchetes na linha "Vencedora do Carnaval carioca recebeu apoio de Chávez".
No "JN" de ontem, foi a sexta manchete, após "Um templo da antigüidade ressurge debaixo de mercado no Egito":
- No último dia de Carnaval em Salvador e no Recife, a Unidos de Vila Isabel conquista o título de escola campeã do Carnaval carioca.
E não, nada de Hugo Chávez, nem na reportagem.


NA QUADRA Ao se encerrar a apuração, ontem na Globo, "a gente consegue ver até uma bandeirinha da Venezuela, ali"

A FESTA
Enquanto Hugo Chávez comemorava o investimento e Lula se dizia, segundo o Globo Online, surpreso com a vitória da Unidos de Vila Isabel, agências como a Dow Jones e a Associated Press noticiavam:
- Líderes de Venezuela, Brasil e Argentina assinam pacto para gasoduto.
O encontro dos três para o acordo será depois da festa de posse da presidente eleita do Chile, socialista Michelle Bachelet, na semana que vem.
 

E tome antiamericanismo. Ontem o "Financial Times" destacou o "efeito Humala", a reação dos investidores contra a eventual eleição de Ollanta Humala no Peru, em abril. Ele caiu a segundo, mas já se recupera e "muitos analistas falam de um voto oculto".
Segundo as agências, ele visita Lula ainda hoje.

Agüenta
O blog de Claudio Weber Abramo notou primeiro, "o mensalão não pintou na passarela". Mas foi Ricardo Noblat, cujo blog se estabeleceu com o escândalo, quem sublinhou, ontem num título:
- Ninguém agüenta mais.
Comentava a agenda de depoimentos da CPI dos Correios para os próximos dias, que inclui Duda Mendonça.
Josias de Souza, de sua parte, reagiu à frase do relator Osmar Serraglio "na quarta-feira de Cinzas", de que "realmente dá para fazer muito pouco" com os dados da conta do publicitário. O blog prevê aí um relatório de "pouquíssima serventia".

Marasmo
Para Noblat, a CPI caiu no "marasmo" das sessões vazias, à "exceção" daquela de Dimas Toledo, de Furnas.
O problema é que, comentou o blog de Helena Chagas dias atrás, a CPI dos Correios "não está com a menor, a mínima vontade de investigar esse caso, sobretudo o relator".
Ainda assim, registre-se que, como postou ontem o blog de Fernando Rodrigues, "o lobista Nilton Monteiro sugeriu que vai liberar algum papel original", talvez a tempo de abrir a semana que vem já com os parlamentares em Brasília.

@ - nelsondesa@folhasp.com.br

Texto Anterior: Diplomacia: Taxa sobre passagens tem apoio de 13 países
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.